Inflação de reajuste do aluguel fica estável na 1ª prévia de agosto

O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de julho. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 0,18%.

© DR

Economia Variação 10/08/16 POR Estadao Conteudo

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou variação zero na primeira prévia de agosto, ante avanço de 0,55% na primeira prévia do mesmo índice de julho. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 10, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumento de 6,10% no ano e avanço de 11,33% em 12 meses.

PUB

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de agosto. O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 0,13%, após a alta de 0,47% na primeira prévia de julho. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,33% na leitura anunciada hoje, após subir 0,28% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,10%, após registrar aumento de 1,69% na mesma leitura do mês passado.

O IGP-M é muito usado para calcular o reajuste dos contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de julho. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 0,18%.

IPAs

A inflação no setor agropecuário desacelerou no atacado. Os preços caíram 0,36% na primeira prévia do IGP-M de agosto, após alta de 0,60% na primeira prévia de julho, diz a FGV. A inflação industrial atacadista também teve desaceleração, com queda de 0,03% na leitura anunciada hoje, ante alta 0,42% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,30% na primeira prévia de agosto, após a alta de 2,27% em igual prévia de julho.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram queda de 0,30% na leitura anunciada hoje, após subirem 0,68% na primeira prévia do mês passado. Já os preços das matérias-primas brutas tiveram queda de 0,46%, ante queda de 1,84% na mesma leitura do mês de julho.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA