Arábia Saudita tem produção de petróleo recorde em julho, diz Opep

O país usou quase 600 mil barris por dia de petróleo para eletricidade no mês passado

© Reuters

Economia oferta 10/08/16 POR Estadao Conteudo

A produção de petróleo da Arábia Saudita atingiu recorde histórico em julho, afirmou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em seu relatório nesta quarta-feira. O país contribui, com isso, para o excesso de oferta no mundo, que tem pressionado os preços da commodity há dois anos.

PUB

A Arábia Saudita informou a Opep que sua produção de petróleo de julho atingiu o recorde de 10,673 milhões de barris, para atender a demanda doméstica sazonalmente mais alta e com foco na manutenção da fatia de mercado, em vez da redução da oferta para impulsionar os preços. Segundo o reino, o recorde anterior era de 10,56 milhões de barris por dia, registrado em junho de 2015.

A Arábia Saudita é um dos poucos países que ainda queima petróleo para gerar eletricidade, por causa da falta de gás. O país usou quase 600 mil barris por dia de petróleo para eletricidade no mês passado, atingindo o pico de 900 mil barris por dia durante os meses mais quentes, no verão.

O reino tem mantido produção no momento em que compete por mercado com vários rivais, entre eles o Irã, que eleva a produção após se livrar de sanções, e a Rússia. Além disso, os Estados Unidos começaram a vender petróleo ao exterior pela primeira vez em 40 anos.

A Opep, que controla mais de um terço da oferta mundial de petróleo, disse que sua produção da commodity em julho subiu 46 mil barris por dia, para 33,11 milhões de barris por dia, por causa da maior produção de Iraque e Arábia Saudita. O cartel tem agora 14 membros, após a adesão em junho do Gabão.

A entidade disse em seu relatório mensal que elevou sua previsão para crescimento na demanda por petróleo neste ano em 1,22 milhão de barris por dia, cerca de 30 mil barris por dia a mais que no mês passado. Para 2017, a previsão é que a demanda global por petróleo cresça 1,15 milhão de barris por dia, projeção inalterada em comparação com a do mês passado.

A oferta de fora da Opep deve recuar 790 mil barris por dia neste ano, uma revisão em alta de 90 mil barris por dia, com a expectativa maior de produção no segundo trimestre dos EUA e do Reino Unido. Em 2017, a oferta de fora do cartel deve ter recuo de 150 mil barris por dia, após uma revisão em baixa de 40 mil barris por dia ante o mês passado.

A Opep disse ainda que a demanda pelo seu petróleo neste ano deve atingir 31,9 milhões de barris por dia. Para 2017, a demanda pela commodity do grupo deve ficar em 33 milhões de barris por dia.

O cartel disse que os estoques comerciais de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recuaram em junho, para 30,45 bilhões de barris. Fonte: Dow Jones Newswires.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 15 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 20 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 13 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 19 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 20 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 20 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 19 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)