© Reuters
Catorze municípios do Tocantins estão em estado de alerta por causa da longa estiagem que atinge o estado. Segundo a Defesa Civil, o número de cidades nesta situação pode ser maior. Isso porque o órgão só faz o monitoramento nas localidades que contam com estações meteorológicas. As informações são do Portal Brasil.
PUB
As altas temperaturas, aliadas a falta de chuvas e a baixa umidade - que nesses municípios estão variando entre 20% e 30% – pode causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Durante a estiagem, cresce os registros de queimadas e incêndios no estado. Segundo a Defesa Civil, já são 6,4 mil focos no período de seis meses. As cidades mais comprometidas são Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Rio Sono.
Apesar de estar em vigor o período restritivo do uso do fogo em áreas rurais do estado, o diretor executivo do órgão, major Diógenes Madeira, afirma que a maioria dos incêndios florestais no Tocantins são causados por chacareiros que, ao fazerem limpeza de área, acabam perdendo o controle das chamas.
Quem for pego ateando fogo na mata é notificado pelos órgãos ambientais e pode responder por crime ambiental.