Brasil perde 4ª seguida e está eliminado no basquete feminino

Com a derrota pra França, o Brasil fica na última colocação do Grupo A, com quatro pontos, e apenas cumprirá tabela diante da Turquia

© Marko Djurica/Reuters

Esporte eliminação 11/08/16 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira feminina de basquete está fora da disputa por medalhas na Olimpíada do Rio. Com um desempenho decepcionante, sofreu sua quarta derrota em quatro partidas nesta quinta-feira, desta vez para a França, por 74 a 64, e selou a eliminação ainda na fase de grupos.

PUB

Com o resultado, o Brasil fica na última colocação do Grupo A, com quatro pontos, e apenas cumprirá tabela diante da Turquia, sábado às 15h30. Por outro lado, a França somou sua terceira vitória em quatro partidas e se afirmou como uma das candidatas a medalha. No sábado, encara o Japão às 17h45.

A queda na primeira fase deflagra a crise da modalidade no Brasil. De medalha de prata em Atlanta, em 1996, passando pelo bronze em Sydney-2000 e o quarto lugar em Atenas-2004, o basquete feminino vem caindo a cada ano até o fundo do poço alcançado agora no Rio, onde mesmo diante de sua torcida, sequer conseguiu vencer uma partida até o momento.

O pouco investimento, a desorganização da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o desentendimento da entidade com os poucos clubes que ainda apostam no basquete feminino são os maiores motivos para a crise na modalidade. Vale lembrar que este ano somente seis equipes disputaram a Liga de Basquete Feminino, o campeonato nacional.

E o resultado de toda essa crise ficou visível em quadra mais uma vez nesta quinta-feira. Depois de um primeiro quarto bom, no qual manteve o equilíbrio, a seleção marcou apenas nove pontos no segundo e viu a França abrir vantagem. O desespero pela necessidade da vitória só jogou contra, e no segundo tempo, a seleção europeia soube se aproveitar disso para vencer sem maiores dificuldades.

Apesar da derrota, Damiris deixou a quadra como maior cestinha da partida, com 21 pontos. Ainda pelo lado brasileiro, destaque para os 16 pontos de Clarissa e os 12 de Érika. Pela França, Gaelle Skrella terminou com 18 pontos e Sandrine Gruda marcou 17. Com informações do Estadão Conteúdo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos