OEA critica atraso em referendo revogatório na Venezuela

Países do continente como Brasil, Estados Unidos e Argentina pediram que a Venezuela cumpra "de forma clara, concreta e sem demora" as etapas restantes do referendo revogatório presidencial

© Getty Images

Mundo Maduro 11/08/16 POR Noticias ao Minuto

Os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) criticaram as autoridades venezuelanas por, segundo eles, atrasarem o processo que pode revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro. Países do continente como Brasil, Estados Unidos e Argentina pediram que a Venezuela cumpra "de forma clara, concreta e sem demora" as etapas restantes do referendo revogatório presidencial.

PUB

Em meio a um momento de tensão política, o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano deu prosseguimento ao processo na última terça-feira (9), ao divulgar um calendário com os próximos passos. De acordo com os prazos, porém, as etapas de coleta de assinaturas dos eleitores e convocação do referendo poderiam ocorrer após 10 de janeiro de 2017, quando o mandato de Maduro chega à metade.

O problema é que, depois desse período, não é mais possível convocar novas eleições, caso o resultado das urnas seja pela revogação do mandato. Nesse caso, assumiria o vice-presidente, Aristóbulo Istúriz.

No entanto, o comunicado conjunto de 15 dos 35 estados-membros da OEA cobra rapidez no processo e apela para um "diálogo franco" entre o governo e a oposição venezuelanos, com ou sem facilitadores. Para os integrantes do conselho eleitoral, as etapas não podem ser atropeladas.

"Fazemos um chamado às autoridades venezuelanas para garantir o exercício dos direitos constitucionais do povo e também para que se cumpram, de forma clara, concreta e sem demora, as etapas restantes para a realização do referendo revogatório presidencial, contribuindo, assim, para resolver rápida e eficazmente as atuais dificuldades políticas, sociais e econômicas naquele país", reivindicam os países-membros da OEA.

Os 15 países que assinaram o comunicado são: Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Lula Há 22 Horas

Lula volta ao hospital três dias após tirar os pontos de um corte na nuca

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

Band confirma saída definitiva de Datena do Brasil Urgente: 'Enorme êxito'

fama Emma Heming Willis Há 23 Horas

Esposa fala do impacto dos primeiros sinais de demência de Bruce Willis

esporte Mundial de Clubes Há 23 Horas

Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

'Sogra' de Gisele Bündchen está "muito feliz" com gravidez

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Homem de 63 anos é preso por roubar de 22 toneladas de queijo em Londres

fama PAULO-GUSTAVO Há 21 Horas

Mãe de Paulo Gustavo recorda como protegeu o humorista: 'Tenho que ser forte por ele'

tech Elon Musk Há 19 Horas

Elon Musk acredita que, até 2040, haverá mais robôs do que humanos

politica PEC-ANISTIA Há 23 Horas

Anistia no Congresso a 8/1 e Bolsonaro nasce com brechas e deve chegar ao STF