© Getty
Algumas das principais pautas da imprensa estrangeira sobre a Rio-2016 têm sido as falhas na organização, os problemas na Vila Olímpica, a falta de segurança para público, atletas e mídia, o zika vírus e uma série de outros aspectos desfavoráveis à imagem da cidade do país.
PUB
Nesta segunda-feira (15), o jornal New York Times, que no domingo (14) causou alvoroço entre os brasileiros por dizer que o tradicional biscoito Globo não tem gosto, publicou um editorial favorável aos Jogos no Rio.
De acordo com o texto, o mundo desenvolvido não gosta que países em desenvolvimento organizem um grande evento esportivo, tal como ocorreu com a África do Sul na Copa de 2010.
“Não me lembro de repórteres indo até os mais pobres para encontrar pessoas dispostas a resmungar sobre os Jogos Olímpicos de Londres 2012”, diz o editorial, escrito pelo jornalista Roger Cohen.
“Estou cansado, muito cansado, de ler histórias negativas sobre estes Jogos Olímpicos brasileiros: a raiva nas favelas, a violência relacionada com as drogas, o abismo permanente entre ricos e pobres, as dificuldades organizacionais ocasionais, o doping russo, o mosquito brasileiro, o dinheiro que supostamente poderia ter sido gasto melhor do que a ampliação do Metrô que agora vai do centro para a Barra da Tijuca. Estes Jogos Olímpicos são bons para o Brasil e bom para a humanidade, um tônico necessário. Assista Usain Bolt ou Simone Biles e sinta-se bem", diz o jornalista, que também lembrou mencionou o modo como o país cresceu e se desenvolveu nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM: Musa britânica do salto ornamental comemora água ‘azul’; veja
LEIA TAMBÉM: