Serra convoca embaixador do Uruguai para se explicar sobre chanceler

A Venezuela acusou o Brasil e o Paraguai de fazerem "bullying" ao novo comando temporário do bloco

© Reuters

Mundo bullying 16/08/16 POR Estadao Conteudo

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, convocou o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorim Tenconi, a dar explicações sobre as declarações do chanceler daquele país, Rodolfo Nin Novoa, a respeito da presidência do Mercosul.

PUB

De acordo com o jornal El País, Novoa teria afirmado, em reunião com deputados na última sexta-feira (12), que o Brasil teria tentado "como que comprar" o voto do Uruguai, oferecendo-se para levá-lo a negociações comerciais com outros países.

Em troca, o Uruguai não transferiria a presidência do bloco para a Venezuela. Essa oferta teria sido feita por Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 5 de julho, quando ambos foram a Montevidéu e se reuniram com o presidente, Tabaré Vásquez. As negociações comerciais seriam com países da África subsaariana e com o Irã.

Na reunião, Nin Novoa reafirmou a posição de seu governo, de que a Venezuela é a legítima presidente do Mercosul e acusou o Brasil e o Paraguai de fazerem "bullying" ao novo comando temporário do bloco. O governo brasileiro não reconhece a presidência da Venezuela, segundo informou Serra em carta enviada aos chanceleres.

O ministro uruguaio minimizou a reunião mantida entre o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, e os mandatários da Argentina, Mauricio Macri, e do Paraguai, Horacio Cartes, na recepção de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio.

Segundo Nin Novoa, foi uma conversa "de coquetel" que não resolveu "absolutamente nada". Ele defendeu, ainda, que a Venezuela não seja punida por não haver internalizado as normas do Mercosul - o que era condição para ela ser considerada membro pleno, a ser cumprida até a sexta-feira passada.

O chanceler afirmou ainda que a democracia não foi rompida na Venezuela, por isso não haveria base para a aplicação da cláusula democrática, como defende o Paraguai. Houve, porém, deputados que discordaram dessa afirmação, segundo relatou o jornal uruguaio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD