Neymar vira maior esperança em busca do ouro inédito

Capitão da seleção olímpica, Neymar ganha mais uma chance de mostrar que pode liderar uma geração vencedora do Brasil

© Paulo Whitaker/Reuters

Esporte SELEÇÃO OLÍMPICA 19/08/16 POR Folhapress

Pela quarta vez na história, a seleção olímpica de futebol do Brasil tem a chance de conquistar a inédita medalha de ouro. A nova busca pelo único título que o futebol nacional ainda não tem acontece neste sábado (20), às 17h30, no Maracanã, na partida contra a Alemanha.

PUB

O Brasil chegou à final masculina do futebol olímpico em três oportunidades anteriores: Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012. Em todas, acabou perdendo a decisão e ficando com a prata. Na última delas, o Brasil também tinha em Neymar seu maior expoente, mas o time fracassou na final e perdeu para o azarão México por 1 a 0.

Agora, o astro do Barcelona é novamente o centro das atenções. Capitão da seleção olímpica, Neymar ganha mais uma chance de mostrar que pode liderar uma geração vencedora do Brasil. E o técnico Rogério Micale aposta no camisa 10 para decidir a final deste sábado.

"O Neymar tem ciência do que representa, não só para o Brasil, mas para o mundo como referência", declarou o treinador. "Não só na seleção, mas no futebol brasileiro, em que se cobra tanto comprometimento, o jogo sem a bola, que nos falta, e o Neymar é o maior expoente dessa geração. Acho que ele vai dar o start, e tem que se pagar um preço para isso. Eu tenho que sair da minha zona de conforto, ele também por ser esse ícone, e o Neymar está dando essa resposta", acrescentou.

O técnico brasileiro também rejeita qualquer tipo de comparação entre a final olímpica e a goleada de 7 a 1 imposta pela Alemanha ao Brasil nas semifinais do Mundial de 2014, no Mineirão. "Era Copa do Mundo, aqui é seleção olímpica. Só existia um jogador nas duas seleções que estava lá, porque o Neymar não participou."

Micale deverá manter o mesmo time que goleou Honduras nas semifinais da Rio-2016. Assim, o Brasil deverá entrar em campo no Maracanã com Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto e Luan; Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus.

ALEMANHA

Do lado alemão, o técnico Horst Hrubesch evitou falar sobre como seu time atuará para barrar Neymar no ataque verde-amarelo. Em vez disso, Hrubesch preferiu frisar que o ataque da Alemanha é o mais positivo da Olimpíada até aqui.

"Nós vamos jogar contra o Brasil e não apenas contra o Neymar. É um time e não só um jogador. Eu deveria perguntar: como você vai parar nosso ataque? Fizemos 21 gols. Você deveria pensar nisso", declarou.

A campanha alemã teve empates com México (2 a 2) e Coreia do Sul (3 a 3), depois goleada por 10 a 0 sobre Fiji e, no mata-mata, vitórias sobre Portugal (4 a 0) e Nigéria (2 a 0). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 17 Horas

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 17 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 17 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 22 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 17 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 22 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 22 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

politica PF Há 21 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

justica Rio de Janeiro Há 23 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca