Neymar tem história breve, mas gloriosa no Maracanã

O seu caso com o Maracanã começou em 2009, quando o atacante que ainda defendia o Santos enfrentou o Fluminense. Sua aparição na vitória dos santistas por 4 a 1 foi discreta

© Marcos Brindicci/Reuters

Esporte SELEÇÃO OLÍMPICA 20/08/16 POR Folhapress

Neymar e Maracanã se encontraram poucas vezes, mas foi no estádio construído para a Copa de 1950 que o paulista de São Vicente conquistou os seus únicos dois títulos pela seleção brasileira, e ambos com gols.

PUB

O seu caso com o Maracanã começou em 2009, quando o atacante que ainda defendia o Santos enfrentou o Fluminense. Sua aparição na vitória dos santistas por 4 a 1 foi discreta. Ajudou o time com uma assistência.

Em 2010, o estádio foi fechado para reformas visando a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e reabriu somente em 2013, em um amistoso do Brasil contra a Inglaterra. Neymar, que já tinha confirmado sua ida para o Barcelona, esteve em campo e também não foi bem.

Mas a sua redenção viria naquele mesmo ano pela Copa das Confederações. Melhor jogador do torneio, o camisa dez fez um dos três gols na final contra a Espanha, no Maracanã, e garantiu seu primeiro troféu pela equipe nacional.Longe dos gramados brasileiros, o jogador não teve a oportunidade de atuar outras vezes no Rio de Janeiro em jogos oficiais, e seu reencontro veio somente nos Jogos Olímpicos do Rio, três anos mais tarde.

Novamente Neymar foi destaque em seu retorno. Marcou dois dos seis gols contra Honduras e ajudou na classificação para a final da Olimpíada.

A responsabilidade pela medalha de ouro era toda do atleta de 24 anos, e ele não decepcionou. Neste sábado (20), na final diante dos algozes alemães, ele abriu o placar ao 26 min após uma cobrança de falta no ângulo direito do goleiro Horn. A seleção sofreu o empate com Max Meyer. Nos pênaltis, o atacante marcou o quinto gol e garantiu a vitória brasileira por 5 a 4.

O seu segundo título pela seleção foi conquistado, e mais um capítulo no Maracanã foi escrito.

GERAÇÃO ÓRFÃ

Apesar de suas glórias no estádio carioca, Neymar teve seu auge no Brasil justamente quando o local esteve fechado para reformas.

Sua passagem pela equipe profissional do Santos foi de 2009 a 2013, quase o mesmo período em que usar as instalações do Maracanã era impossível – as reformas para a Copa do Mundo e Copa das Confederações aconteceram entre 8 de setembro de 2010 e 21 de julho de 2013. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 3 mins

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 17 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 18 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 22 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 18 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 22 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 22 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

politica PF Há 21 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

fama NICOLE-KIDMAN Há 23 Horas

Nicole Kidman revela acordar chorando e sem fôlego desde a morte da mãe