© DR
Não se deixe enganar pelo sabor, nem tão pouco pela cor. A toranja pode não ser a fruta mais doce, mas pode ter a certeza que é das mais benéficas para a sua saúde.
PUB
Um suco de toranja por dia e o seu coração bem que agradecia, mas não só. Esta fruta é considerada um superalimento pelo alto valor nutricional e não faltam motivos para inclui-la na alimentação durante o verão, uma vez que a sua maturação está mais completa entre os meses de abril e setembro.
Além de hidratar e ser saciante, a toranja é um dos frutos com menor carga glicêmica, especialmente quando comparada com a maçã ou com a banana. Mas são os nutrientes que aqui importam e um deles é a vitamina C. Apenas meia toranja fornece mais 20% de vitamina C do que uma laranja, sendo uma ótima opção para reforçar o sistema imunológico e prevenir o aparecimento de doenças.
Como conta o site Mind Body Green, esta fruta é ainda rica em fibra solúvel, capaz de reduzir o mau colesterol e controlar os níveis de glicose no sangue, duas condições para que a pessoa fique ‘longe’ de doenças como a diabetes. A quantidade de fibra presente na toranja faz ainda desta fruta uma boa aliada no processo digestivo e no equilíbrio do trânsito intestinal.
Como dissemos, o coração é um dos órgãos que mais se beneficia da toranja graças à quantidade de potássio que possui e que permite acelerar a recuperação muscular, reduzindo o risco de AVC.
A cor que lhe é caraterística deve-se à presença de licopeno, um fotoquímico encontrado nos alimentos em tons de vermelho e que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como se lê na publicação, que destaca o seu poder anti-cancerígeno.
Também um ótimo motivo para consumir toranja nos dias de calor é a quantidade de água que esta pequena fruta tem. Cada unidade possui cerca de 91% de água, o que faz dela uma excelente opção para lanche.
Os valores nutricionais por 100 gramas são: 32 calorias, 1,1 gramas de fibra, 6 gramas de açúcar, 139 miligramas de potássio, 12 miligramas de cálcio, 43 miligramas de vitamina C, 9 miligramas de magnésio.