Conheça os sinais de depressão que os homens não podem ignorar

A depressão não escolhe idade, nem gênero e os homens também estão vulneráveis a sofrer deste distúrbio

© DR

Lifestyle MENTE 24/08/16 POR Notícias ao Minuto

A depressão é um distúrbio mental que muitas vezes vem acompanhado de baixa autoestima, perda de interesse em atividades geradoras de prazer, pouca energia e até mesmo dor sem causa aparente. 

PUB

 

Mesmo existindo uma forte carga genética associada a esta condição, o meio ambiente e a forma como cada pessoa gere e lida com as próprias emoções são fatores que pesam muito na balança e que podem ser a causa da condição.

Este distúrbio mental é omais comum em todo o mundo (mesmo sendo uma das mais incompreendidas) e não escolhe um momento de chegada, uma idade e muito menos sexo. Embora seja fortemente associada a mulheres, a depressão é também um problema real para o sexo masculino. Como explica à revista Health o médico Ian A. Cook, “enquanto os sintomas usados para o diagnóstico da depressão são iguais independentemente do gênero, a reclamação é bem diferente entre o homem e a mulher”.

Porém, não é apenas na ausência de queixa que as atenções devem estar centradas. De acordo com a publicação, existem sinais claros que os homens emitem quando estão num estado depressivo e que jamais devem ser ignorados, seja pelos próprios ou pelas pessoas ao redor.

A fadiga constante, seja física ou emocional, é um dos estados de alerta, uma vez que este sintoma é mais facilmente espelhado pelos homens do que pelas mulheres, como indica o psicólogo clínico Josh Klapow. A falta ou excesso de sono é outra condição a ser levada em conta, tal como as dores físicas e que afetam maioritariamente a cabeça, as costas e o estômago (podendo dar origem a diarreia ou constipação intestinal).

Comum também no sexo feminino, o estress e a irritação (que podem evoluir para estados de hostilidade ou fúria) são também sinais de depressão, assim como a indecisão e a dificuldade de concentração, seja qual for o pensamento em mente, embora este seja maioritariamente negativo e possa dar chance a um outro sinal de depressão: os pensamentos suicidas.

Difícil de associar de imediato a uma depressão (embora a ligação seja bem direta), a ansiedade é igualmente um fator que merece atenção por parte das pessoas que lidam com os indivíduos do sexo masculino. E essas mesmas pessoas devem ainda observar e avaliar os comportamentos de risco, como o abuso de bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas, uma vez que podem estar a servir de refúgio para uma dificuldade em lidar com os problemas da vida.

Causa ou consequência de uma depressão, a disfunção erétil é outro sinal de que algo não está bem com o homem. Segundo o médico Cook, “os problemas na performance (sexual) podem ter origem na depressão e torná-la ainda pior”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia