Conheça as 15 praias mais espetaculares da Itália
As enseadas italianas são famosas por sua beleza e diversidade
La Pelosa, Sardenha
No extremo nordeste da outra grande ilha italiana, a Sardenha, a praia La Pelosa é de tirar o fôlego. Toda a sua extensão de areia branca é acompanhada por um caminho de vegetação mediterrânea. Por isso, dizem que a enseada exala um perfume natural de plantas e especiarias. Seu único defeito é que gente demais a conhece: durante o verão, fica sempre lotada.
© iStock
Cala Goloritze, Sardenha
É tão bonita e singular que, em 1995, a Unesco declarou a praia Cala Goloritze como monumento italiano natural. A beira-mar é bem pequena, mas desfruta de belezas excêntricas, como a areia marfim e uma alta montanha de rocha em sua extremidade. Só é possível chegar até a praia por meio de barcos ou encarando uma longa e íngreme trilha a pé.
© iStock
Bue Marino, Sicília
Três km de areia finíssima e dourada, um mar composto por várias tonalidades de azul e montanhas ao fundo. É assim o visual das praias na ilha Favignana, na Sicília. A praia da cidade de San Vito Lo Capo, Bue Marino, foi eleita em um concurso da entidade ambiental Legambiente como a mais bonita da Itália. Também fica perto da intocada reserva natural de Zingaro.
© iStock
Cala Rossa, Sicília
Localizada na costa de Favignana essa praia tem um aspecto selvagem, totalmente isento de intervenção humana, e pertence à reserva natural do arquipélago Egadi. Lendas contam que o nome Calla Rossa (Enseada Vermelha) se deve ao sangue dos romanos que ali foi derramado durante a Primeira Guerra Púnica (264 a.C.-241 a.C.). Na verdade, a costa rochosa e coberta por vegetação mediterrânea lhe dá um tom rosado, realçado pelo contraste com o azul turquesa do mar.
© iStock
Isola dei Conigli, Sicília
Situada na ilha de Lampedusa, a 100 km do litoral siciliano e mais perto da Tunísia do que da Itália continental, a "Praia dos Coelhos" foi eleita a melhor do mundo pelos usuários do site de turismo TripAdvisor.
E não são só humanos que a apreciam: ela também é a preferida das tartarugas do mar Mediterrâneo para desova, entre junho a agosto. Como a espécie Caretta caretta está à beira da extinção, a praia é aberta ao público apenas entre 08h30 e 19h30.
A ilhazinha de 5 mil habitantes é ideal para turistas que gostem de snorkeling devido a sua incrível fauna marinha e suas águas cristalinas.
© iStock
Spiaggia Giunco, Sardenha
Conhecida também como "praia de dois mares", Giunco é banhada pelo Mediterrâneo e pela Lagoa Notteri. A praia de água salgada e doce tem areia muito macia e se localiza no extremo sul da Sardenha. No inverno, a Lagoa Notteri, a maior da ilha, se torna a casa dos flamingos-rosados.
© DR
Baia delle Zagare, Puglia
Localizada na costa litorânea da Puglia, no sul da Itália, essa praia é uma boa opção para quem não quer sair do continente. Com quase um quilômetro de areia fina e branca, a beira-mar é cercada por paredões de pedra. Por isso, sua entrada é somente pelo mar ou por um luxuoso hotel que tem um elevador exclusivo até a praia.
© iStock
Cala Brandinchi, Sardenha
Perto de San Teodoro, no norte da Sardenha, a enseada Brandinchi é exuberante e lembra bastante o mar caribenho, com águas rasas e calmas, parecendo até uma piscina natural. Por isso, é indicada para casais com crianças.
© iStock
Marasusa, Calábria
É uma das praias de Tropea, na região da Calábria, e é conhecida pelo mar que lembra muito o caribenho. A enseada é vigiada por uma montanha rochosa que abriga uma igreja. No passado, o santuário era rodeado pelo mar.
© Reprodução / Easytrip
Grotticelle, Calábria
A baía de Grotticelle, na Calábria, é formada por três praias, uma ao lado da outra. As águas cristalinas exibem vários tons de azul, e a areia é fina, mas também conta com pedrinhas. O acesso pode ser feito com carro.
© iStock
Punta della Suina, Puglia
Banhada pelo mar Jônico, a praia Punta della Suina fica na região da Puglia e é escondida por uma floresta de pinheiros, embora seja de fácil acesso. A enseada tem uma característica geográfica curiosa: uma espécie de península rochosa que forma uma espécie de píer natural.
© iStock
Mezzavalle, Marcas
Com uma longa orla de areia, a praia de Mezzavalle, na região de Marcas, fica às margens do Adriático e é cercada por vegetação mediterrânea. A imensa enseada preserva seu estado selvagem, com uma natureza praticamente intocada por humanos. Por isso, para acessá-la é preciso enfrentar uma trilha bastante avançada. Também é recomendável levar água e comida.
© iStock
Arenella, Toscana
Na região da Toscana, a praia de Arenella é uma das poucas da ilha de Giglio, onde naufragou o navio Costa Concordia, que têm fácil acesso. Para apreciar suas cores belíssimas, a sugestão é um cômodo tour de táxi aquático.
© iStock
Cala Monte di Luna, Campânia
Localizada na região da Campânia, cuja capital é Nápoles, a praia Cala Monte di Luna é famosa não pela areia fofinha, mas sim pelos paredões rochosos que beiram o mar. Sua costa é cheia de grutas e túneis, por isso, o mais recomendável é pegar um barco para curtir as paisagens exuberantes e ouvir as lendas dos antigos marinheiros da região.
© iStock
Monterosso, Ligúria
A única praia de areia das famosas Cinque Terre, cinco cidadezinhas coloridas situadas em cima de precipícios na Ligúria, fica a dois passos de Monterosso. A pequena praia presenteia o turista com águas cristalinas para se refrescar no verão, e no inverno é propícia para quem procura romantismo.
© iStock
Lifestyle
PARAÍSO
24/08/16
POR Notícias Ao Minuto
Com mais de 7 mil km de costa, a Itália esbanja diversidade e beleza quando o assunto é praia. Banhado por quatro mares, Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e Jônico, o país tem algumas das enseadas mais lindas do mundo.
Durante o verão, turistas e italianos procuram relaxar, descansar e aproveitar todo esse patrimônio natural. Confira abaixo as 15 praias mais belas da Itália:
(Com ANSA)
PARTILHE ESTA NOTÍCIA