© Henry Romero/Reuters
Logo após visitar o México, o magnata e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, fez uma nova provocação ao imigrantes nesta quinta-feira (1), dizendo que o país "pagará pelo muro" que pretende construir na fronteira. A ameaça de Trump foi publicada em seu perfil no Twitter nesta manhã, mas não ficou claro se o México terá que "pagar" pelo custo econômico, político ou social do muro, que é uma das promessas de campanha do magnata. "Mexico will pay for the wall!", escreveu Trump.
PUB
Contrário à imigração, o candidato republicano à Casa Branca propôs a construção de um muro na fronteira com o México, de onde partem milhares de pessoas rumo aos EUA. Na noite de ontem, em um discurso em Phoenix, no estado do Arizona, Trump tinha dito que o "México pagará 100% da construção do muro". "Eles ainda não sabem, mas pagarão", garantiu o magnata. Antes do discurso sobre imigração no Arizona, Trump esteve no México e se reuniu com o presidente Henrique Peña Nieto. O anúncio da viagem foi feito horas antes da partida, mas, mesmo assim, não foi possível conter alguns protestos contra o magnata no país.
Trump e Peña fizeram um pronunciamento conjunto no qual o presidente mexicano disse que seu país terá uma relação construtiva com qualquer candidato que vencer as eleições de novembro nos EUA.
Peña também contou que afirmou a Trump que os mexicanos merecem respeito e que seu dever é protegê-los onde estiverem. Mesmo assim, o magnata não abriu mão de defender o muro, mas chegou a elogiar os mexicanos, algo que jamais tinha feito. (ANSA)
Em mensagem na mesma rede social, Peña disse que o México não arcaria com nenhum custo.