Saiba quais sinais atestam o vício de uma pessoa em cafeína

A quantidade de café que se bebe por dia depende muito da genética. Mas quando uma pessoa está viciada em cafeína?

© DR

Lifestyle Rotina 03/09/16 POR Notícias ao Minuto

Um café ao acordar, outro no  meio da manhã, mais um depois do almoço e, ainda, outro na pausa da tarde. Às vezes, mais um depois do jantar. A sua rotina diária é assim?

PUB

Se é daquelas pessoas que ‘precisa’ de cinco cafés por dia para se sentir bem, saiba que a culpa pode ser da genética, como indica um estudo divulgado recentemente. Contudo, a culpa pode ser também de uma dependência, condição que muitas vezes acaba sendo desvalorizada.

Segundo a professora de neurologia da Johns Hopkins Medicine Rachel Salas, algumas pessoas são viciadas em café mas nem sequer têm noção da quantidade de cafeína que ingerem diariamente, uma vez que a substância está num vasto leque de alimentos consumidos diariamente e que vão muito além do tradicional café e dos refrigerantes. Embora o café seja benéfico para a saúde, é importante consumir com moderação.

À revista Self, a especialista diz que a probabilidade de uma pessoa estar consumindo mais cafeína do que o devido é grande, mas que a situação torna-se grave quando não se consegue abdicar do café, acabando por beber mais do que dois ou três por dia.

Quando se é viciado em cafeína, o corpo dá vários sinais que indicam uma possível ‘ressaca’ e que pedem o consumo imediato de café ou outra bebida com alto teor de cafeína, como os energéticos e alguns refrigerantes.

Sentir dores de cabeça ao acordar e até beber a primeira xícara de café do dia é um dos sinais mais claros revelados pela neurologista, que destaca o poder desta substância na dilatação dos vasos sanguíneos – o que, na ausência de cafeína, faz com que fiquem mais estreitos e o sangue tenha uma menor dificuldade em passar, causando dores de cabeça.

O mau-humor matinal não se deve apenas às horas a que o despertador toca nem tão pouco à má qualidade do sono. A falta do primeiro café na manhã é a verdadeira causa para a má disposição de algumas pessoas ao acordar, uma vez que a cafeína é estimulante e as pessoas viciadas acabam por ficar dependentes deste seu poder.

A falta de concentração ao longo do dia está também associada a uma dependência de cafeína, assim como a vontade desenfreada de consumir mais e mais até alcançar um estado pleno de energia e produtividade – o que nem sempre acontece.

Conta ainda a especialista à Self que um outro sinal de dependência de cafeína é a tendência para tremer quando não se bebe café, contudo, os tremores podem também ocorrer quando se consome cafeína a mais, uma vez que o metabolismo fica mais acelerado, assim como os batimentos cardíacos.

Por fim, está o fato de uma pessoa simplesmente não ser capaz de abdicar do seu café. Este é também um sinal claro de dependência e um dos que indica uma maior necessidade de consumir vários cafés por dia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 6 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 23 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 6 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 7 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 22 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

esporte Prisão Há 7 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 20 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão