Opep: produção fora do grupo é mais forte do que se imaginava

Em relatório mensal, a Opep também citou números contraditórios sobre a produção na Arábia Saudita

© Reuters

Economia commodity 12/09/16 POR Estadao Conteudo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse hoje que a produção da commodity fora do grupo está sendo mais forte do que se imaginava este ano, graças à contribuição dos EUA.

PUB

Em relatório mensal, a Opep também citou números contraditórios sobre a produção na Arábia Saudita. O país, que é o maior exportador mundial de petróleo, relatou ao cartel que sua produção teria caído 42,7 mil barris por dia (bpd) em agosto, após atingir nível recorde em julho. Fontes secundárias, no entanto, calculam que a produção saudita avançou 28 mil bpd no mês passado, a 10,6 milhões de bpd.

O documento da Opep sugere que o excesso de petróleo continua, pressionando os preços da commodity para menos de US$ 50 por barril e prejudicando a indústria mundial de energia.

A Opep, que produz mais de um terço do volume de petróleo mundial, agora estima que a produção fora do grupo cairá 610 mil bpd este ano, cerca de 180 mil bpd a menos do que se calculava anteriormente. A nova projeção se deve basicamente ao avanço na produção dos EUA, em especial de óleo de xisto. O número de plataformas em operação nos EUA tem aumentado, apesar dos preços baixos do petróleo.

"Espera-se que a produção de fora da Opep seja maior" no segundo semestre de 2016 do que na primeira metade do ano, comentou a Opep.

Para 2017, a previsão da Opep é que a produção de seus concorrentes aumente 200 mil bpd, com a ajuda dos EUA e o início de operações em um campo do Casaquistão.

A Opep também informou que sua produção recuou 23 mil bpd em agosto, a 33,24 milhões de bpd, de acordo com fontes secundárias, como consultorias e associações industriais. O declínio é menor do que sugerido por uma estimativa preliminar sua, que indicava queda de 200 mil bpd.

A Opep também elevou sua projeção de crescimento da demanda global por petróleo em 10 mil bpd, para 1,23 milhão de bpd, em 2016. Com isso, a demanda mundial deverá alcançar 94,27 milhões de bpd este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Uganda Há 23 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 6 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

mundo Líbano Há 6 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Hobbies Há 23 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Estados Unidos Há 7 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

fama Luto Há 21 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

fama Política Há 4 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 16 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema