Aprenda a fazer meditação para dormir bem

Os terapeutas holísticos Bruno Gimenes e Patrícia Cândido dão dicas para quem quer aprender a relaxar

© iStock

Lifestyle Mente 12/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Entrar em um estado mental meditativo hoje em dia é uma das grandes maravilhas, mas é também um dos maiores desafios, pois, com tantos estímulos externos, acabamos nos esquecendo da possibilidade de nos desligar e entrar em contato com nosso mundo interior.

PUB

Quando começamos a ter dificuldades para dormir, desenvolvemos insônia e outros distúrbios, como transtorno de ansiedade, depressão, e isso é sinal de que realmente estamos distantes do estado meditativo e da nossa presença.

A meditação tem como principal objetivo o de silenciar e acalmar a mente. Entrar em um estado mental meditativo hoje em dia é uma das grandes maravilhas e um dos maiores desafios também, pois, com tantos estímulos externos, acabamos nos esquecendo da possibilidade de nos desligar e entrar em contato com nosso mundo interior.

Você NÃO É multitarefa

Você já se pegou, ao final de um dia cheio de atividades e situações estressantes, totalmente perdido e literalmente no piloto automático, como se alguém tivesse te abduzido por algumas horas e te trouxesse de volta para o planeta? Ou já teve aquela sensação de não ter feito nada, apesar de toda a correria do dia? Você já se deu conta de que sua mente conduz suas ações com base nos pensamentos aleatórios e repetitivos, e em todas as informações que recebe do ambiente, hipnotizando você e drenando sua energia? Nem quando você se deita você consegue deixar de pensar?

Com a velocidade da tecnologia e o excesso de estímulos, queremos ser como as máquinas que fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Se o computador envia e-mails enquanto manda o comando para a impressora imprimir documentos, por que você não poderia dirigir e mandar uma mensagem para um amigo, para o marido ou para a esposa e ao mesmo tempo mudar a música do rádio? Por um motivo muito simples: você não é multitarefa. Fazer várias coisas ao mesmo tempo é o mesmo que fazer nada bem feito.

Esse hábito tóxico de fazer tantas coisas quanto for possível impede que vivamos o momento presente. Quando você faz uma refeição enquanto assiste a um vídeo na internet, você consegue apreciar o sabor do que está comendo? A reposta: não.

Quanto mais coisas fizermos ao mesmo tempo, menos estaremos presentes e menos prestaremos atenção a cada tarefa. E isso nos cansa mental e psicologicamente, pois temos de dividir nossa energia entre diversos afazeres, diminuindo o poder da mente. Não parece que fomos atropelados no fim do dia? E, ao final do dia, qual é a nossa capacidade de se concentrar numa leitura antes de dormir, por exemplo? Mínima. Há cansaço mental, físico, mas o sono não vem, e o corpo não encontra um lugar aconchegante para repousar

Fazer várias coisas ao mesmo tempo é o mesmo que fazer nada bem feito

Esse hábito tóxico de fazer tantas coisas quanto for possível, como um one-man-band (aqueles músicos de rua que tocam gaita, violão e meia-lua ao mesmo tempo), impede que vivamos o momento presente. Quando você faz uma refeição enquanto assiste a um vídeo na internet ou entra na sua conta de uma rede social, você consegue apreciar o sabor do que está comendo? Eu acredito que não.

Quanto mais coisas fizermos ao mesmo tempo, menos estaremos presentes e menos prestaremos atenção a cada tarefa. E isso nos cansa mental e psicologicamente, pois temos de dividir nossa energia entre diversos afazeres, diminuindo o poder da mente... Não parece que fomos atropelados no fim do dia? E, ao final do dia, qual é a nossa capacidade de se concentrar numa leitura antes de dormir, por exemplo? Mínima... Há cansaço mental, físico, mas o sono não vem, e o corpo não encontra um lugar aconchegante para repousar

Antes de aprender (ou reaprender) a relaxar, é preciso que nós façamos uma reflexão sobre o nosso atual modo de viver. Pense em tudo isso o que falamos até aqui e encontre uma forma de diminuir suas tarefas ou de delegar para outras pessoas para que possa começar a viver de forma mais presente. Nenhum exercício terá efeito se não mudarmos nossos hábitos nocivos de forma profunda.

Como meditar? Comece com o relaxamento

Tendo em vista esse modo de vida um tanto perigoso, a meditação é primordial para todos os seres humanos, tanto como técnica de relaxamento quanto como uma prática imprescindível para sua saúde mental. Ela deve ser treinada como qualquer exercício de resistência: todos os dias, com disciplina e dedicação. Só se adquire um bom hábito ou se livra de um ruim com determinação e foco.

Quando tiver terminado tudo o que precisava fazer antes de dormir, sente-se na cama com as costas eretas. Lembre-se do seu dia, faça um pequeno resumo mental, ou até aproveite esse breve momento para escrever – se você gostar, pode até iniciar um diário. Aceite o seu dia do jeito que ele foi, e aceite que não há nada a fazer senão dormir e se recarregar as energias para o próximo dia. Seja grato por tudo de bom que aconteceu, inclusive as pequenas coisas. Transforme os acontecimentos mais difíceis em aprendizado, e agradeça por eles também. É muito importante vibrar de forma positiva antes de dormir.

Relaxamento através da atenção na respiração – para relaxar, basta respirar!

Para começar a relaxar, respire profundamente vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo dele. Depois concentre-se nas sensações que o ar provoca ao passar por um ponto abaixo de seu nariz. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim por pelo menos cinco minutos, e, se quiser, escute uma música suave e relaxante neste período.

É quase certeza de que muitos pensamentos virão tirar sua atenção do momento presente e lhe estimular a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, apenas concentre-se na sua respiração, e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não dar atenção aos pensamentos agora. Após uma revigorante noite de sono, tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.

Concentre-se no ar que entra e sai de suas narinas: esse é o seu treinamento e a coisa mais importante deste momento antes de dormir.

Com o tempo de prática todos os dias, você pode aumentar a quantidade de minutos que permanece nesse exercício de meditação, pois ele vai melhorar sua concentração, sua disposição, sua capacidade de lidar com suas emoções. Não desista nunca. Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e o foco na respiração vai te ajudar muito com isso. Assim que se sentir bem focado e muitas vezes notar que já está quase dormindo sentado, deite-se.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia