© Reprodução / Facebook Beto Carrero World
O setor de parques temáticos e aquáticos no Brasil manteve níveis de visitação de anos anteriores e, em alguns casos, chegou a ter aumentos expressivos. Isso é o que mostram os números obtidos pelo Ministério do Turismo. Segundo os dados, alguns parques chegaram a registrar crescimento de até 18% nos primeiros meses de 2016.
PUB
Empresários do setor estão otimistas e apostam em fechar o ano na contramão de outras áreas da economia. Segundo o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, o setor espera um aumento de movimentos nos parques aquáticos com a chegada do verão.
“O Wet'n Wild, por exemplo, registrou 5% de crescimento no número de visitantes de janeiro a julho de 2016, na comparação com igual período de 2015”, afirmou.
Um fator positivo para os próximos meses, de acordo com Baldacci, é o fortalecimento da imagem do País no exterior devido ao sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Isso certamente terá reflexo na visitação dos parques, especialmente de turistas de países vizinhos como a Argentina”, complementou.
Parques
O Beto Carrero World, em Penha (SC), aposta no segundo ano consecutivo de crescimento acima da média da economia nacional. De 2014 para 2015, o parque 10% a mais de público, totalizando 2,1 milhões de visitantes.
O parque foi eleito, este ano, o melhor entre os 25 melhores parques da América do Sul, segundo o site TripAdvisor. O local aposta que vai manter o crescimento de 10% este ano. Para os próximos anos, o Beto Carrero planeja investimentos de cerca de R$ 60 milhões em duas novas áreas temáticas.
“O Brasil tem muito potencial no segmento de parques temáticos e aquáticos, e os números de aumento de visitantes comprova isso. Precisamos apoiar o setor para impulsionar ainda mais essa vocação e estimular o aumento do turismo doméstico com essas atrações”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
O Alpen Park, em Canela (RS) registra aumento ainda maior de público: 18% de janeiro a agosto, quando comparado a igual período de 2015. A expectativa dos administradores do local é de manter esse percentual para o resultado consolidado até o fim de 2016. Para isso, já investiu R$ 300 mil na modernização dos atrativos este ano.
Já o Snowland, em Gramado (RS), registrou crescimento de 5% nos primeiros sete meses do ano em relação ao mesmo período em 2015. Os investimentos em infraestrutura, para o período, foram de R$ 2,2 milhões. A expectativa é de uma visitação de 370 mil pessoas em 2016.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo