Metade dos deputados já chegou à Câmara para votação de Cunha

O início da reunião está marcado para as 19h

© Foto: Wilson Dias / ABr

Política cassação 12/09/16 POR Folhapress

A pouco menos de duas horas da sessão marcada para votar a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), metade dos deputados federais já estavam na Câmara dos Deputados.

PUB

Às 17h09 desta segunda-feira (12), o sistema da Casa registrou a presença de 257 parlamentares na casa. Destes, 207 já tinham registrado presença na sessão. O início da reunião está marcado para as 19h.

Deputados e líderes de partidos consideram o número alto, especialmente para uma segunda-feira. Segundo eles, considerando o horário de chegada dos voos a Brasília, a maior parte dos parlamentares costuma chegar entre 16h e 19h nos dias de sessão no plenário.

Os aliados de Cunha já dão como certo que haverá quorum para abertura da sessão. O presidente da Câmara, deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), já declarou que só abrirá a sessão quando o quorum do plenário superar 400 parlamentares.

São necessários 257 votos para cassar o mandato do ex-presidente da Câmara.Às 17h, o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), encerrou a sessão que ocorria desde o início da tarde porque não havia quorum suficiente para a reunião prosseguir, segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. Ele lembrou aos deputados que a próxima sessão está convocada para as 19h.

VOTAÇÃO

Pelo menos dez partidos da Câmara afirmaram que suas bancadas comparecerão e votarão em peso a favor da cassação de Cunha, segundo apurou a reportagem.

Líderes de PT, PSDB, PSB, DEM, PRB, PDT, PC do B, PPS, PSOL e Rede disseram, em linhas gerais, que serão mínimas em suas bancadas as ausências ou votos para inocentar o ex-presidente da Câmara ou aplicar uma punição mais branda a ele.

Essas dez legendas somam 238 deputados, 19 a menos do que o mínimo necessário de 257 votos para que o mandato de Cunha seja cassado. A tendência é que haja um aporte não desprezível de votos pró-cassação também no PMDB -a maior legenda da Casa, com 66 cadeiras- e nos partidos do chamado "centrão" (PP, PR, PTB e PSD, entre outros), sempre mais alinhados com o deputado peemedebista. Com informações da Folhapress.

Leia também: Lava Jato investiga guitarras doadas ao 'Fome Zero'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 23 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'