© Reprodução / Laycer Tomaz / Agência Câmara
A foto foi tirada em fevereiro de 2015, logo após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ser eleito presidente da Câmara com o voto de 267 colegas, o mostra como um homem forte e cercado de apoiadores. Dos 17 aliados fotografados em torno do agora ex-presidente da Câmara, sete votaram a favor da sua cassação, dois votaram contra (a cassação) e oito se ausentaram.
PUB
Os que se mantiveram firmes ao lado de Cunha, votando contra a perda de mandato do ex-presidente da Câmara, foram Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e João Carlos Bacelar Filho (PR-BA).
Veja como votaram os deputados da foto:
SIM
Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), Laudívio Carvalho (SD-MG), João Arruda (PMDB-PR), Darcísio Perondi (PMDB-RS), Marx Beltrão (PMDB-AL), Manoel Junior (PMDB-PB) e Celso Jacob (PMDB-RJ)
NÃO
Paulinho da Força (SD-SP) e João Carlos Bacelar Filho (PR-BA)
AUSENTES
José Priante (PMDB-PA), Fábio Reis (PMDB-SE), Hugo Motta (PMDB-PB), Soraya Santos (PMDB-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), Vinicius Gurgel (PR-AP), Josué Bengtson (PTB-PA)
Cunha foi cassado e perdeu os direitos políticos até 2027 por falta de decoro parlamentar, ao negar ter contas no exterior durante depoimento na CPI da Petrobras, no ano passado. A informação foi desmentida quando o Ministério Público da Suíça informou seus pares brasileiros sobre milhões depositados no país europeu em seu nome.