Brasileiros temem solidão na velhice, diz estudo

entre os brasileiros, o principal desejo é chegar à terceira idade com saúde

© iStock

Lifestyle MELHOR IDADE 25/09/16 POR Notícias Ao Minuto

A importância de adotar medidas preventivas de saúde para envelhecer bem está mais clara para os brasileiros do que para outros povos da América Latina. É o que mostra um cruzamento de dados entre duas pesquisas recentes realizadas pela Pfizer para conhecer a percepção das diversas sociedades a respeito da maturidade.

PUB

Conduzido pelo Instituto Qualibest, o levantamento compreendeu entrevistas com 989 pessoas de todas as regiões do Brasil. O segundo levantamento, ainda inédito, foi realizado pelo Instituto Nielsen com 2.165 indivíduos, ouvidos em sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru). Nesse grupo de países, a segurança financeira aparece em primeiro lugar, em média, entre os itens considerados mais importantes para envelhecer bem.

Já os cuidados preventivos com a saúde estão posicionados em quarto lugar entre as prioridades dos países latino-americanos avaliados, mas assumem a primeira colocação entre os brasileiros, que também valorizam a dieta saudável e a prática de exercícios.

Convidados a se imaginar na velhice, 77% dos latino-americanos responderam que gostariam de estar perto da família nesse momento. Já entre os brasileiros, o principal desejo foi chegar à terceira idade com saúde, opção escolhida por 75% dos entrevistados. A proximidade com a família foi lembrada por 70% dos brasileiros, considerando que era possível escolher mais de uma alternativa.

Principais temores

Os brasileiros são os que mais temem a solidão no fim da vida, na comparação com os outros países latino-americanos pesquisados. Esse receio foi declarado por 57% dos entrevistados no País, enquanto a média no grupo de países analisados foi de 35%.

“Há no Brasil uma tendência ao narcisismo, pois cultuamos muito a aparência, a juventude. Para alguns, dizer que alguém é velho pode soar até como ofensa. Então, esse medo da solidão se traduz pelo receio de não ser notado, de não ser visto pelo outro no fim da vida, quando já não se tem as características da juventude que a nossa sociedade tanto valoriza”, analisa a psiquiatra Rita Cecília Ferreira, responsável pelo Programa da Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 23 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 4 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 4 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 23 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Viajar para a europa Há 19 Horas

Mudanças nas viagens para a Europa: O que brasileiros precisam saber

fama RAFA-KALIMANN Há 21 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama MARCOS-HARTER Há 19 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

fama Ilhas Há 21 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama MARIA-FLOR Há 22 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Kanye West Há 20 Horas

Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe