Economia argentina encolhe pelo terceiro trimestre seguido

Entre janeiro e março, o país registrou -0,5% e entre outubro e dezembro de 2015, -0,6%; em relação ao segundo trimestre do ano passado, a retração foi de 3,4%

© Divulgação  

Economia recessão 22/09/16 POR Folhapress

A recessão da economia argentina se acentuou mais do que os economistas esperavam. No segundo trimestre deste ano, o PIB recuou 2,1% na comparação com o trimestre anterior, segundo levantamento do Indec (órgão equivalente ao IBGE) divulgado nesta quinta-feira (21).

PUB

Foi o terceiro trimestre consecutivo de queda na atividade econômica. Entre janeiro e março, o país registrou -0,5% e entre outubro e dezembro de 2015, -0,6%.

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a retração foi de 3,4%."O resultado nos surpreendeu. Esperávamos um recuo menor, de pouco mais de 2%", disse o economista Daniel Artana, da fundação Fiel.

Na mesma base de comparação, o investimento em máquinas e equipamentos foi o principal responsável pelo desempenho argentino, com retração de 4,9%.Para o economista Gastón Rossi, diretor do Banco Ciudad, esse é o dado que mais causa surpresa quando se considera que o presidente Mauricio Macri esperava que, após realizar os reajustes econômicos, o país seria alvo de grandes investimentos.

"A recessão era previsível devido à magnitude dos reajustes que Macri fez [que incluem unificação e desvalorização do câmbio e aumento das tarifas de serviços básicos], mas a demora nos investimentos surpreendeu o governo."As exportações argentinas recuaram -1,9% no terceiro trimestre, parte impactada pela situação econômica brasileira.

No setor industrial, o Brasil compra a metade das vendas internacionais argentinas. No período analisado, houve um recuo de 25% nas importações industriais brasileiras do país vizinho.

Economistas argentinos, porém, estimam que a economia do país já atingiu o fundo do poço e que o terceiro trimestre deste ano terá uma queda mais suave. A recuperação deverá vir entre o fim deste ano e o início do próximo, prevêem. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia