Meias de compressão melhoram desempenho e ajudam na recuperação

As estilosas meias que podem trazer grandes benefícios para atletas — profissionais e amadores

© iStock

Lifestyle Performance 27/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Verdes, roxas, rosas, azuis. Elas são coloridas e dão um toque "fashion" aos atletas, mas possuem uma lista funcional de inúmeros benefícios: "A meia elástica esportiva tem compressão graduada que pode variar de 15-23 mmHg até 20-30 mmHg dependendo do fabricante e é capaz de: melhorar o retorno venoso, manter a musculatura aquecida, reduzir a fadiga muscular, acelerar a recuperação, diminuir a incidência de câimbras e dores na panturrilha, além oferecer efeito benéfico durante o exercício — o que pode melhorar a performance", explica a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, médica do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.

PUB

"Inicialmente com uso somente de atletas de alta performance, com objetivo de melhorar tempo e ter recuperação mais rápida da musculatura, gradualmente foi tomando conta das academias com excelente recomendação também para atletas amadores e de fim de semana", completa a médica. Pacientes com insuficiência venosa (problemas de varizes) e que durante o exercício sentem cansaço, inchaço e fadiga nas pernas também se beneficiam.

Efeito imediato

Segundo a angiologista, à medida que oferece maior conforto no momento da atividade física, a meia esportiva pode colaborar para um melhor rendimento. "Muitos maratonistas procuram esse meia justamente para melhorar o tempo nas corridas, mesmo que em questão de segundos. Principalmente em esportes de alta performance, o paciente aguenta mais a corrida e tem resultado melhor", explica.

"Então, pacientes que realmente exigem mais do exercício, procurando melhorar tempo e resistência, acabam tendo bons resultados, já que a meia proporciona uma melhora significativa do conforto das pernas durante a atividade física."

Ação pós-atividade

A médica explica que, por conta da melhora do retorno venoso, com aumento do fluxo sanguíneo na região das pernas, existe uma diminuição nos biomarcadores musculares durante e após a atividade física.

"O uso da meia diminui os produtos de degradação, os ácidos lático e pirúvico, que estão ligados àquela dor muscular do dia seguinte (ou 48 horas depois) de uma corrida, por exemplo. No caso da meia, acelerando a circulação, ela diminui a concentração desses ácidos", explica. "A recuperação no dia seguinte é muito melhor, porque terá menos ácido para o corpo ‘limpar’".

Cuidados

Apesar dos multibenefícios, a médica alerta que é importante sempre ficar atento às especificações da meia, tirar medidas adequadas para que a meia tenha um ajuste perfeito nas pernas. "Uma meia compressiva colocada de forma errada ou do tamanho errado pode garrotear a perna e piorar a circulação; sendo assim é importante uma visita a um Cirurgião Vascular ou especialista em Medicina Esportiva antes de comprar sua tão desejada meia", conta.

Quanto às contraindicações, a médica comenta que pacientes com problemas arteriais devem primeiro consultar um médico: "Esses pacientes não toleram meia de compressão, porque nesse caso há uma piora da situação arterial e isso vai descompensar a doença", finaliza a médica.

Leia também: Varizes, como identificá-las e tratá-las?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

esporte Bastidores Há 23 Horas

'A verdade, como o sol, sempre sairá', diz Marcelo após rescisão com Fluminense

fama Hobbies Há 18 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 16 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 17 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais