Qual o melhor horário para absorver vitamina D do sol?

Para produzir adequadamente vitamina D, é necessário tomar sol durante pelo menos 15 minutos para peles claras e de 45 minutos a 1 hora para peles escuras

© iStock

Lifestyle Bem Estar 02/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O cotidiano das pessoas na atualidade impõe rotina acelerada, onde a vida é monitorada via ritmo do relógio, e esta realidade impede cada vez mais a exposição solar. Por causa disso, tem-se notado, cada vez mais, uma diminuição da absorção da vitamina D pelo organismo, o que pode acarretar em sérios problemas de saúde.

PUB

A vitamina D é um hormônio essencial para o corpo humano, que controla 270 genes e até mesmo células do sistema cardiovascular, bem como auxilia na manutenção do tecido ósseo e do sistema imunológico, no tratamento das doenças autoimunes (como artrite reumatoide e esclerose múltipla) e a sua falta no organismo favorece o aparecimento de 17 tipos de câncer.

De acordo com o Nutricionista Hugo Comparotto, “na grande maioria das vezes, as pessoas se expõem ao sol utilizando protetor solar para evitar o aparecimento de câncer de pele. O melhor horário para tomar sol é quando a sombra do corpo é menor que a própria altura, pois a posição do sol também influência na produção da vitamina D. Isso normalmente acontece depois das 10h da manhã e antes das 16h30 da tarde, mas deve-se evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, entre 12h e 15h”, afirma.

Dicas 

“Para produzir adequadamente vitamina D, é necessário tomar sol durante pelo menos 15 minutos para peles claras e de 45 minutos a 1 hora para peles escuras. O banho de sol deve ser feito ao ar livre, com o máximo de pele exposta e sem barreiras, para que os raios UVB atinjam diretamente a maior quantidade de pele possível. Bebês e idosos também precisam tomar banho de sol diariamente para prevenir deficiências de vitamina D. Deve-se ter especial atenção com os idosos, pois eles precisam de pelo menos 20 minutos ao sol para produzir quantidades adequadas dessa vitamina”, orienta Hugo.

"Acho pouco provável também que a maioria das pessoas consiga tratar deficiências de vitamina D via alimentação, sendo que as maiores fontes naturais são alimentos de origem marinha incluindo salmão, sardinha, cavala, atum, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos shitake, que não são consumidos com grande frequência no hábito alimentar do brasileiro”, conclui o nutricionista. 

Leia também: Vitamina D auxilia na hipertrofia muscular

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

fama Vladimir Shklyarov Há 21 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

mundo DONALD-TRUMP Há 11 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 12 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Bola de Neve Há 21 Horas

Pastor que casou Sasha, fundador da Bola de Neve, morre em acidente

brasil Alagoas Há 14 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

lifestyle Alimentação Há 20 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

esporte Óbito Há 18 Horas

Jogador da Portuguesa-RJ, Michel Santos, morre em acidente na Bahia

mundo Bob Há 20 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web