Novo presidente da escola de árbitros da CBF promete auxílio do vídeo

A informação foi prestada nesta quarta-feira por Manoel Serapião Filho, presidente da Escola Nacional de Árbitros de Futebol

© Reuters

Esporte em 2017 28/09/16 POR Estadao Conteudo

Em 2017 o futebol brasileiro vai adotar o árbitro de vídeo, que vai auxiliar o trio de arbitragem na marcação de lances decisivos. A informação foi prestada nesta quarta-feira por Manoel Serapião Filho, presidente da Escola Nacional de Árbitros de Futebol, durante entrevista coletiva dos novos responsáveis pela Comissão de Arbitragem da CBF. O coronel Marcos Marinho assumiu a presidência dessa comissão, substituindo Sérgio Correa.

PUB

Ainda não está definido em qual torneio o procedimento passará a ser adotado, mas Serapião Filho cogita que já nos Estaduais esse tipo de árbitro comece a atuar. Antes devem haver testes em torneios amistosos.

"Esse árbitro ficará em uma cabine, no próprio estádio, com contato direto com o árbitro de campo, e não vai tratar de questões subjetivas, como se o atleta merecia ser expulso ou se foi bola na mão ou mão na bola, porque isso o juiz em campo tem muito mais condições de avaliar. Ele vai cuidar de questões objetivas, como impedimento, bola que entrou ou não entrou, erros que possam mudar o resultado de uma partida", explicou Serapião.

Nenhum representante dos clubes poderá solicitar avaliações de um lance, como ocorre no vôlei e no tênis. A iniciativa de analisar o lance e avisar o juiz em campo a respeito de uma marcação errada caberá exclusivamente ao próprio árbitro de vídeo.

Na coletiva desta quarta, Marinho afirmou que haverá mudanças na forma de escolha dos árbitros que irão a sorteio para apitar jogos. O sorteio não deixará de existir, pois está previsto no Estatuto do Torcedor. Mas os critérios de escolha serão alterados. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 17 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens