Cada vez mais recluso, Berlusconi completa 80 anos

Ex-premier italiano ainda convive com problemas judiciais

© Alessandro Bianchi / Reuters

Mundo aniversário 29/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Cada vez mais recluso e afastado da política, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi completa 80 anos de vida nesta quinta-feira (29), ainda envolvido em uma série de processos judiciais e buscando um sucessor para liderar a centro-direita no país.

PUB

Desde 2013, quando o então "Cavaliere" foi condenado em última instância por fraude fiscal e cassado pelo Senado, os italianos vêm se acostumando a viver sem seu protagonismo na política e a vê-lo como uma figura do passado.

Em entrevista nesta semana à revista "Chi", o próprio ex-premier admitiu que olha com incerteza para o futuro, mas que a decisão mais importante que tomou foi passar mais tempo com seus cinco filhos e 10 netos. "Dedicarei mais tempo às pessoas a quem quero o bem, como fiz neste verão", disse.

O último verão europeu foi especialmente difícil para Berlusconi. Ele passou quase um mês internado por conta de uma cirurgia cardíaca, se afastando dos inflamados debates sobre a retirada da candidatura de Roma para sediar os Jogos Olímpicos de 2024 e o referendo constitucional que pode definir o destino do atual chefe de governo, Matteo Renzi.

"Berlusconi não é um homem do passado, eu esperaria para defini-lo assim, ele tem mais vidas que um gato. Na minha opinião, passará para a história por aquilo que não fez, mais do que por aquilo que fez", afirmou o primeiro-ministro, antes de criticar a "cultura do ódio" contra o rival.

Renzi, aliás, representa a melhor chance que Berlusconi tem para sair de cena com certa dignidade. Se sua reforma constitucional for rejeitada no referendo de dezembro, o premier ficará enfraquecido, o que pode levar seu adversário a propor a criação de um grande centro moderado para barrar o avanço de siglas radicais e populistas, como a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.

"Seu partido, o Força Itália, ainda tem 12% ou 13% dos votos, e esse patrimônio pode se tornar indispensável para formar um futuro governo se Renzi perder o referendo e se a nova lei eleitoral for cancelada. Do contrário, nas próximas eleições o papel de Berlusconi será muito marginal", explica Roberto D'Alimonte, professor de sistema político italiano na Libera Università Internazionale degli Studi Sociali (Luiss) Guido Carli.

Brasil - Em tempos de Lava Jato, é curioso lembrar que um dos efeitos imediatos de sua irmã italiana, a Operação Mãos Limpas, é justamente a ascensão de Berlusconi. Se aproveitando de um império televisivo e do sucesso como dono do Milan, clube do qual se desfez recentemente, ele surfou no descrédito dos partidos tradicionais, destruídos pelas investigações do promotor Antonio Di Pietro, e fez sua descida a campo.

Sem nenhuma experiência em cargos públicos, se candidatou a primeiro-ministro em 1994, ganhou e logo tratou de aprovar leis que dificultaram a punição a corruptos. "A Operação Mãos Limpas abriu o caminho para Berlusconi porque contribuiu para o colapso da Democracia Cristã e do Partido Socialista, e Berlusconi preencheu esse vazio político", acrescenta D'Alimonte.

Seu primeiro governo durou pouco, de 1994 a 1995, mas ele voltaria ao poder ainda duas vezes, entre 2001 e 2006 e entre 2008 e 2011. Nesse meio-tempo, personalizou a política italiana de uma forma nunca antes vista e se envolveu em escândalo atrás de escândalo.

No mais grave deles, foi acusado de fazer sexo com uma garota de programa marroquina menor de idade, "Ruby Rubacuori", ou "Ruby Rouba Corações". O relacionamento com a jovem levou a público as noitadas promovidas nas mansões do ex-primeiro-ministro, conhecidas como "bunga bunga", e o colocou no banco dos réus por prostituição de menores e abuso de poder.

Alegando não saber a idade das meninas que iam à sua casa, ele foi absolvido pela Corte de Cassação de Roma, mas promotores o acusaram de ter comprado o silêncio delas com gordas mesadas e abriram um processo por corrupção do sistema judiciário e falso testemunho.

Além disso, foi condenado em primeira instância a três anos de reclusão por ter subornado senadores para derrubar o governo de esquerda de Romano Prodi em 2008, embora a própria acusação tenha reconhecido recentemente que o delito prescreveu.

Porém o que determinou o fim da vida política de Berlusconi foi uma condenação em último grau, em 2013, por fraude fiscal, que teve como efeito a cassação de seu mandato de senador. A sentença também o fez cumprir pena de um ano de serviços sociais em um asilo de Milão.

"Mas já havia um esgotamento do modelo Berlusconi. A sentença chegou quando já havia começado sua parábola descendente", diz D'Alimonte. Como herança da vida pública de Berlusconi, ficam a bipolarização do sistema partidário na Itália - cada vez mais ameaçada pela ascensão de legendas populistas - e uma inédita espetacularização da política.

Durante os 20 anos em que ele esteve no centro das atenções, o poder foi um palco para seu show. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Criança de Charlotte emociona com discurso contra violência racial

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 22 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 22 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 6 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Dylan Thomas Há 5 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Viih Tube Há 5 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

politica STF Há 23 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Bia Miranda Há 2 Horas

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

fama Miguel Azevedo Há 5 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

politica EXPLOSÃO-DF Há 6 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

mundo EUA Há 2 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça