Fogo já destruiu área de 2.190 hectares de matas em unidades protegidas

A repetição dos incêndios agravou os danos à floresta e acarretou perdas significativas à fauna e à flora

© Divulgação

Brasil 2016 29/09/16 POR Estadao Conteudo

O fogo já destruiu este ano 2.190 hectares de matas em vinte unidades de conservação protegidas por lei no interior do Estado de São Paulo. A superfície queimada equivale a 2,5 mil campos de futebol. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apenas na Estação Ecológica de Mogi Guaçu, no município do mesmo nome, foram consumidos 754 hectares. A segunda unidade mais atingida, o Parque Estadual de Juquery, em Franco da Rocha, perdeu 265 hectares para o fogo.

PUB

A repetição dos incêndios agravou os danos à floresta e acarretou perdas significativas à fauna e à flora dessas unidades, que podem levar décadas para serem recuperadas, segundo a Secretaria. Somente na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro, foram registrados 12 incêndios, um a mais que as queimadas notificadas no Parque Estadual de Itapetinga, em Atibaia. Um dos incêndios, que não teve a extensão calculada, atingiu o Parque Estadual Carlos Botelho, que abriga a maior população brasileira de monos-carvoeiros, além de exemplares da onça-pintada, espécies fortemente ameaçadas na natureza.

No rastro do fogo, foram encontrados animais mortos ou feridos, como tamanduá-bandeira, bugio e onça-parda. No geral, contadas as matas não incluídas em unidades de conservação, as queimadas cresceram 70% de janeiro a setembro deste ano, segundo o levantamento da Secretaria. Até o último dia 20, foram registrados 2.892 queimadas, contra 1.704 no mesmo período de 2015. Entre as causas das queimadas estão a soltura de balões, a queima da palha de cana-de-açúcar para colheita e o uso do fogo para limpar terrenos, além de cigarros acesos lançados à margem de rodovias.

O inverno seco, com temperaturas acima da esperada, contribuiu para a disseminação das queimadas. Na tarde desta quinta-feira, 29, duas regiões do interior de São Paulo estavam em estado de alerta, caracterizado pelo índice de umidade do ar entre 12% e 20%. Em Campinas, o índice era de 15% e em Ribeirão Preto, de 14%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980