© Divulgação
Sem dúvida, a sauna é uma das terapias mais relaxantes e benéficas para o corpo humano. A técnica é bastante antiga e foi criada oficialmente na Finlândia, apesar de já existir de forma rústica em antigas civilizações.
PUB
De acordo com o site Curiosidades, entre os benefícios estão a limpeza da pele, eliminação de toxinas, relaxamento físico e mental, entre outros, além dos banhos de serem extremamente agradáveis.
Segundo relatos históricos, os povos egípcios foram os responsáveis pelos primeiros registros da sauna no ano 4.000 a.C. Outros povos, como os fenícios, os chineses e os árabes, também empregavam a técnica do chamado banho de vapor.
Desde o princípio, a sauna já era usada para relaxamento e tratamentos de saúde como ressaca, insônia, estresse, artrite, reumatismo, sinusite, para a pele, para combater o envelhecimento precoce, entre outros sintomas.
Na Finlândia, a sauna seca surgiu com povos nômades e tornou-se um símbolo do país. Hoje, existem mais de 2,2 milhões de saunas espalhadas pela Finlândia, e estes ambientes são considerados sagrados, um espaço para purificar o corpo e a alma.
Anos depois da criação da sauna seca pelos finlandeses, surgiu a sauna a vapor na Grécia antiga, técnica que foi aprimorada pelos turcos com o uso de caldeirões de bronze cheios de água, o chamado banho turco.