Punido por toque em Rosberg, Vettel perde 3 posições no GP do Japão

Alemão foi quem levou a pior na manobra. Precisou abandonar a prova logo em seguida

© Reuters

Esporte penalidade 02/10/16 POR Estadao Conteudo

Protagonista da largada do GP da Malásia de Fórmula 1, neste domingo, o alemão Sebastian Vettel foi punido pelos comissários da prova pela manobra ousada que quase tirou o compatriota Nico Rosberg da prova. O piloto da Ferrari vai perder três posições no grid de largada do GP do Japão, que será disputado no próximo fim de semana, em Suzuka.

PUB

Largando em quinto no Circuito de Sepang, Vettel acertou o rival da Mercedes ao tentar fazer arriscada ultrapassagem por dentro logo na curva 1. Assim, travou duelo com o holandês Max Verstappen e o próprio Rosberg, ambos atingidos pela Ferrari de Vettel. O alemão foi quem levou a pior na manobra. Precisou abandonar a prova logo em seguida.

Verstappen seguiu na corrida, e entre os primeiros colocados. Rosberg, por sua vez, perdeu seguidas posições e caiu para o pelotão do fundo. O piloto da Mercedes precisou fazer uma corrida de recuperação e conseguiu terminar em terceiro lugar, com vaga no pódio, ao lado dos pilotos da Red Bull. Verstappen foi o segundo e o australiano Daniel Ricciardo venceu a prova.

Ao fim da corrida, Verstappen e Rosberg culparam Vettel pelo acidente. "Eu fui acertado quase em 'T' por um tetracampeão mundial fora de controle...", reclamou o alemão, antes do anúncio da punição ao rival da Ferrari.

O holandês criticou Vettel pelo rádio, durante a prova, ao afirmar que o adversário havia feito uma manobra "maluca". Depois da corrida, o piloto da Red Bull manteve a reclamação. "Ele simplesmente mergulhou por dentro, tarde mais, acertando Nico em 'T'. E eu tive que evitar uma batida maior, o que comprometeu minha corrida."

Vettel, por sua vez, apontou a culpa para Verstappen. "Eu estava lado a lado com ele, e ele me espremeu na curva. O Nico [Rosberg] estava logo à frente em uma linha diferente e não precisou se preocupar com a gente", disse, antes de tentar minimizar o toque. "Acho que é apenas automobilismo", declarou, horas antes de receber a punição aplicada pelos comissários.

MULTA - Vettel não foi o único punido no GP da Malásia. O mexicano Esteban Gutiérrez perdeu uma das rodas de sua Haas durante a prova e também foi investigado pelos comissários. A equipe acabou sendo multada em 5 mil euros (cerca de R$ 18 mil). E o piloto escapou de uma sanção para a próxima corrida.

Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 5 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 22 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 5 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 6 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 21 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 19 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

esporte Prisão Há 6 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

politica STF Há 5 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão