© Reuters
As expectativas diziam uma coisa, mas as urnas disseram outra. A população da Colômbia rejeitou o acordo de paz entre o governo e as Farc em um plebiscito no domingo (2).
PUB
Segundo o G1, com votação acirrada, às 19h35, com 99,47% das urnas apuradas, o "não" tinha 6.417.151 votos, enquanto o "sim" estava com 6.356.638, conforme o jornal "El Tiempo". No mesmo horário, as principais agências de notícias também já confirmavam a vitória do "não".
Em pesquisas realizadas antes da votação, o “sim” indicava que ganharia com relativa tranquilidade. Uma consulta do instituto de pesquisas Datexco feita pelo mesmo periódico colombiano, de Bogotá, e a emissora W Radio, com 2.019 pessoas, apontava que o "sim" liderava com 59,5% dos entrevistados dizendo que são a favor do acordo, enquanto 33,2% afirmavam se inclinar pelo "Não". Outros 4,7% se diziam indecisos e 2,6% não opinaram.
No dia 23 de setembro, o acordo de paz foi assinado, depois de quase quatro anos de negociação, e colocou fim a um conflito de 52 anos, que deixou mais de 220 mil mortos.
Leia também: Referendo mudará destino da Colômbia, diz presidente