© DR
Quando se vai às compras, é quase impossível resistir aos corredores de doces, salgadinhos, sobremesas ou comidas congeladas que parecem deliciosas. Mas, pela sua saúde, é possível resistir e fazer melhores escolhas.
PUB
À revista Boa Forma, a nutricionista Cynthia Antonaccio ensina alguns truques para reconhecer as armadilhas contra a saúde e boa forma e fazer melhores escolhas no supermercado. Conheça:
Atenção aos rótulos. Leia sempre os rótulos e confirme os ingredientes – que surgem por ordem decrescente em quantidade. Por exemplo: no pão integral, a lista de ingredientes deve começar pela farinha integral e não pela farinha branca. E lembre-se que o açúcar também pode surgir com nomes como sacarose, glicose ou xarope de milho.
Escolha os alimentos mais nutritivos. Por exemplo, leite enriquecido com cálcio e manteiga com ômega 3.
Se vai comprar bolachas ou bolos, escolha as porções menores, para evitar a tentação de comer em excesso e, assim, acabar com o pacote. Tente também eleger as versões integrais, pois são mais saudáveis.
No que toca ao pão, procure o mais rico em fibras (integral ou centeio), pois contribuem para o bom funcionamento intestinal. Ou opte pelas versões com menos gordura.
Se você não resiste ao queijo, escolha o requeijão light em vez do cream cheese, pois tem mais cálcio e proteínas.
Nas carnes frias (presunto, salsichas ou defumados), opte por opções com peru ou frango.
Em relação aos sucrilhos matinais, opte pelas versões integrais e sem açúcar adicionado.
Evite os pacotes de suco, pois geralmente têm muito açúcar, e aposte em sucos naturais, polpa de fruta congelada ou fruta para congelar, para poder fazer o seu suco.
Pode apostar nos vegetais e legumes congelados, pois são muito práticos, mas evite voltar a congelá-los depois de retirá-los do freezer. E sempre que puder, aposte nos alimentos frescos e orgânicos.
Apesar de alguns alimentos em conserva perderem valor nutritivo, são uma opção muito prática. Se vai comprar atum enlatado, prefira o conservado em óleo ou azeite, pois, apesar de mais calórico, preserva mais o ômega 3 – e sempre é possível escorrer bem o óleo antes de comer.
Fuja dos molhos, especialmente das versões para salada. É preferível usar azeite, vinagre balsâmico ou suco de limão.
Compre oleaginosas para os lanches entre as refeições, mas cuidado para não exagerar.
Ao escolher o peixe, saiba que os de cor mais clara têm menor teor de gordura do que os mais rosados e escuros. Mas lembre-se de que os mais gordos, como o salmão, o atum e as anchovas são ricos em ômega 3.
Por fim, caso vá comprar carne moída, peça ao açougueiro para moer na hora e escolha as carnes mais magras.
Leia também: 10 estratégias para economizar no supermercado