Quais temas desafiam Guterres como novo secretário da ONU?

Português assume posto em meio a crise de imigrantes e econômica

© REUTERS/Denis Balibouse

Mundo Objetivo 06/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O ex-primeiro-ministro português António Guterres assumirá como novo secretário-geral das Nações Unidas no dia 1 de janeiro de 2017 e terá uma série de desafios a enfrentar, apesar de ser considerado um dos diplomatas mais preparados para o cargo. Ex-comissário da ONU para os Refugiados (2005-2015), Guterres liderará a ONU num momento desafiador, repleto de confrontos nacionais e internacionais, além da crescente tensão entre a Rússia e o Ocidente e a crise imigratória na Europa.

PUB

"Acho importante o novo secretário ser um europeu neste momento em que a Europa passa por tantos desafios e crises. De certa forma, a Europa é o centro de muitos dos graves problemas que nós temos no mundo", afirmou Heni Ozi Cukier, cientista político e professor da ESPM.   

Há mais de dois anos, com a guerra na Síria e as instabilidades na Líbia, o continente europeu recebe o maior fluxo de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A crise econômica e a dificuldade dos imigrantes serem absorvidos pela sociedade levaram ao fortalecimento de partidos nacionalistas xenofóbicos e ao risco de terrorismo.

"O grande desafio de Guterres é entender melhor como se dão os processos pelos quais os povos se tornam cada vez mais conectados", disse Clayton Pegoraro, professor de direito internacional da Universidade Mackenzie.

"A crise econômica e o desemprego mundial também dependerão de grande empenho do ex-primeiro-ministro português", afirmou. Outro desafio de Guterres na ONU será o de assegurar que a Rússia consiga manter boas relações com o futuro vencedor da eleições presidenciais norte-americanas para que, juntos, possam amenizar os conflitos na Síria.

"O mundo pós-Obama vai ser bem mais complicado, perigoso e emblemático. Isso não será só um problema para o secretário-geral da ONU, mas também para o próprio presidente norte-americano", disse Cukier, referindo-se ao pleito presidencial de novembro.

Internamente, Guterres também terá que restaurar a reputação da ONU, manchada pela incapacidade de liderar e solucionar problemas mundiais. "Ele é uma pessoa experiente do ponto de vista das relações internacionais, é um profundo conhecedor de mecanismos de funcionamento do próprio órgão. Foi um primeiro-ministro, então tem todo um conhecimento político e cultural para assumir em um momento de grande importância do cenário mundial", afirmou Pegoraro.   

A escolha de Guterres para a Secretaria-Geral da ONU foi anunciada pelo próprio português ontem (5), após uma série de negociações que tinham como principal entrave a exigência de Moscou de colocar um representante do leste europeu, de preferência do sexo feminino, o que seria inédito para o posto.   

Mas o pedido russo não foi adiante. Nesta quinta-feira (6), o Conselho de Segurança nomeou formalmente Guterres para o cargo, por aclamação. Como acontece a eleição? Durante meses, os membros do Conselho de Segurança fazem um processo de escolha para eleger o nome do futuro secretário-geral.   

Após a decisão, o escolhido é submetido à aprovação final dos 193 países que integram a Assembleia Geral da ONU. O Conselho tem cinco membros permanentes: EUA, China, Rússia, Reino Unido e França, os chamados P-5. Estes países têm direito de veto, ou seja, para ser escolhido, o postulante precisa ter ao menos nove votos e, entre eles, é necessário que estejam os dos P-5.   

Na história da ONU, até o momento, nenhum nome indicado pelo Conselho de Seguran foi rejeitado pela Assembleia.   

O mandato de Guterres começa em 2017 e ele sucederá o sul-coreano Ban Ki-moon, que está no posto desde 2007. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad