© Reuters
Um comitê especial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reunirá nos dias 28 e 29 de outubro em Viena com a intenção de discutir um corte na produção da commodity. Segundo a Opep, a reunião desse comitê pode incluir produtores de fora do grupo.
PUB
O secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, afirmou que a "grande maioria" dos países envolvidos nas conversas apoia um corte na produção de petróleo por seis meses, para então se realizar uma avaliação da iniciativa. A Rússia, que não integra a Opep, já sinalizou que pode se unir ao esforço.
Delegados da Opep disseram nesta terça-feira que Barkindo e autoridades de Argélia e Venezuela, integrantes da Opep, devem se reunir com produtores de fora do cartel na quarta-feira e pedir a eles que se unam ao esforço para reduzir a produção. Esses produtores de fora da Opep que devem participar do diálogo incluem Rússia, Azerbaijão e México, disseram os delegados.
Nesta terça-feira (11), os ministros de Energia da Arábia Saudita e da Rússia se reuniram para discutir o mercado da commodity, informou o Ministério de Energia saudita. As autoridades mostraram "satisfação" com os cortes pretendidos pela Opep e dizem que trabalharão em conjunto com países de dentro e de fora do grupo para melhorar o mercado. Os ministros ainda pretendem se reunir neste mês em Riad, segundo o governo saudita. Com informações de Estadão Conteúdo.