© DR
Além de ser saudável e saboroso, comer frutas, vegetais, sementes e peixe gordo também ajuda a 'soltar' as articulações e, consequentemente, ajudar as pessoas que sofrem com os sintomas da artrite, como dores e rigidez nas articulações.
PUB
Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, e publicado na revista científica Journal of Nutrition, Health and Aging, aponta que a alimentação pode ajudar a reduzir as dores que as pessoas sofrem desta doença têm de tolerar diariamente. Segundo a pesquisa, o marcador de inflamação na cartilagem caiu em 47% e a deterioração da cartilagem caiu 8% nos pacientes que seguiram a dieta mediterrânea.
A pesquisa concluiu que as 99 pessoas com osteoartrite, que adotaram os princípios básicos da dieta mediterrânea - grandes quantidades de frutas, vegetais, grãos integrais, oleaginosas e azeite, pouca carne vermelha e quantidades moderadas de laticínios, peixes, aves e vinho – sentiram alívios claros dos sintomas.
O Dr. Lex Mauger, lider do estudo, destaca: “A osteoartrite é uma doença crônica, o tratamento é principalmente para gerir os sintomas e este estudo mostra que uma alimentação saudável pode ajudar se fizer parte dessa estratégia de tratamento.”
O estudo aponta ainda que aderir a uma dieta mediterrânea “pode mudar o comportamento alimentar e resultar num número de mudanças psicológicas benéficas, relevantes para a osteoartrite, num período de tempo relativamente curto.”
Leia também: Dieta mediterrânea pode prevenir reincidência do câncer de mama