Trump eleito seria 'perigoso' para o mundo, diz ONU

"Se Trump for eleito, com base no que ele já afirmou e ao menos que isso mude, eu penso que ele seria perigoso de um ponto de vista internacional", disse Zeid Ra'ad

© Reuters

Mundo EUA 12/10/16 POR Folhapress

A principal autoridade da ONU (Organização das Nações Unidas) para direitos humanos afirmou que, caso seja eleito presidente dos EUA, o candidato republicano Donald Trump seria "perigoso de um ponto de vista internacional".

PUB

"Se Donald Trump for eleito, com base no que ele já afirmou e ao menos que isso mude, eu penso que, sem dúvida nenhuma, ele seria perigoso de um ponto de vista internacional", disse Zeid Ra'ad, alto-comissário da ONU para direitos humanos, em coletiva de imprensa em Genebra nesta quarta-feira (12).

Zeid, originário da Jordânia, disse serem "profundamente inquietantes e perturbadores" os comentários de Trump sobre "comunidades vulneráveis" e sobre o uso de tortura, proibido pelo direito internacional.

A declaração de Zeid sobre o presidenciável americano ocorre em meio a críticas nos círculos diplomáticos sobre sua atuação.

Na terça (11), o embaixador da Rússia na sede da ONU, em Nova York, Vitaly Churkin, disse que Zeid não deveria criticar as políticas promovidas por chefes de Estado e governos estrangeiros. "Isso não é assunto dele. Ele deveria se concentrar em suas responsabilidades específicas."

No que diz respeito às eleições americanas de 8 de novembro, Zeid disse que "não tem vontade ou interesse em interferir em qualquer campanha política em qualquer país", mas que sentiu a necessidade de se posicionar sobre as declarações de Trump.

DESERÇÃO REPUBLICANA

As críticas do chefe da ONU para direitos humanos dirigidas a Trump ocorrem no pior momento da campanha do presidenciável republicano, marcada desde seu início por declarações polêmicas sobre mulheres e imigrantes.

Após a revelação de um vídeo de 2005 em que o magnata faz comentários obscenos sobre mulheres, diversas lideranças do Partido Republicano abandonaram sua candidatura.

Uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta pela Reuters e pelo instituto Ipsos mostra uma queda do apoio a Trump. Com 37% das intenções de voto, ele aparece oito pontos atrás da candidata democrata, Hillary Clinton (45%). Outros 18% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos.

Além disso, a pesquisa revela que um em cada cinco prováveis eleitores republicanos consideram que os comentários sexistas de Trump o desqualificam para ser presidente dos EUA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 16 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 14 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)