© REUTERS/Lee Celano
Duas das maiores concorrentes da internet mundial, Google e Facebook anunciaram uma parceria no projeto de instalação de um cabo submarino no oceano Pacífico.
PUB
"Vamos trabalhar com o Facebook, o Pacific Light Data Communication (PLDC, provedor de redes de cabos com sede em Hong Kong) e TE SubCom (um especialista em tecnologias de comunicação submarinas com sede nos Estados Unidos) para construir o primeiro sistema de cabo submarino direto entre Los Angeles e Hong Kong com capacidade ultra alta", escreveu o Google.
A empresa diz que a "obra" permitirá que pelo menos 80 milhões de videoconferências sejam realizadas ao mesmo tempo entre Hong Kong e Los Angeles.
Com o nome de PLCN (Pacific Light Cable Network), o cabo terá 12,8 mil km, um dos maiores do mundo, e o início de sua construção será ainda este ano, com previsão de término para 2018.
"É especialmente gratificante que as empresas de tecnologia mundiais como Google e Facebook se tornem em co-investidoras do PLNC", afirmou Wei Junkang, presidente do Conselho de Administração de PLDC.