© Mark Makela/Reuters
O Nobel que Bob Dylan ganhou na manhã de quinta (13) coloca o compositor americano numa posição curiosa: ele se tornou o único artista na história a ter os principais prêmios nas categorias de música, filme e literatura.
PUB
Prêmios Grammy são comuns na carreira de Dylan. Somam 12, desde o primeiro, em 1973 -álbum do ano com "The Concert for Bangladesh"- até o mais recente, deste ano, quando a série de gravações caseiras "The Bootleg Series Vol. 11: The Basement Tapes Complete" recebeu o prêmio na categoria de melhor álbum histórico.
Também destacam-se o Grammy de melhor filme musical de 2006, que dividiu com a equipe de "No Direction Home", documentário dirigido por Martins Scorsese, e o Grammy pelo conjunto da obra, prêmio especial que recebeu em 2001 -mesmo ano em que também foram agraciados John Lennon, a primeira estrela de ópera americana Marian Anderson e a pioneira da música country Kitty Wells.
No lado cinematográfico, Dylan tem um Oscar e um Globo de Ouro. Ambos os prêmios foram recebido em 2001, pela canção "Things Have Changed", da trilha de "Garotos Incríveis", longa dirigido por Curtis Hanson. Com informações da Folhapress.