Conheça as principais obras do escritor italiano Dario Fo

Útlimo livro será publicado em dezembro deste ano

© REUTERS/Alessandro Bianchi

Lifestyle Prêmio 13/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O escritor, dramaturgo e diretor italiano Dario Fo, falecido nesta quinta-feira (13) aos 90 anos, deixou um vasto repertório de obras literárias. Suas mais de 100 publicações mostravam uma visão única e inquieta sobre a sociedade, baseadas em muita pesquisa e com uma criatividade ímpar no mundo das artes.

PUB

Conheça algumas das principais obras do multifacetado artista:

- "Darwin ma siamo scimmie da parte di padre o di madre?" ("Darwin, nós somos macacos por parte de pai ou de mãe?", em tradução livre) foi lançado no dia 20 de setembro deste ano e foi a última obra publicada pelo autor.

O livro é repleto de questionamentos sobre a origem da vida e sobre a humanidade, além de contar com desenhos do próprio escritor. "Eu quis recontar a história das descobertas que o maior cientista disse ao mundo inteiro. Por que? Porque somos ignorantes e não sabemos de onde viemos ou o porquê", disse Fo durante coletiva de imprensa sobre seu livro.

- "Mistero Buffo" (1969) é considerada uma das obras primas de Dario Fo e já foi adaptada para peças de teatro até no Brasil. A obra reúne mais de 20 monólogos que tem como base os "mistérios" contados em Bíblia cristã, porém retratados de maneira "profana" e questionadora - como ocorria nos tempos medievais.

É uma crítica à Igreja e suas burocracias em forma de jogral, mas também às atitudes dos fiéis que são muitas vezes contraditórias com a sua fé. É basicamente uma comédia crítica e irônica que representa a cerne dos trabalhos de Dario Fo.

- "Morte Acidental de um Anarquista" (1971) foi traduzida para vários idiomas e também foi adaptada em peças de teatro pelo mundo, sendo sua obra mais reproduzida pelos palcos. O livro tem como base fatos reais, mas através da comédia traz questionamentos sobre a vida e a organização em sociedade.

A obra se baseia na morte do anarquista milanês Giuseppe Minelli, que foi acusado de participar de atentados terroristas na cidade e que teria "se suicidado" - jogando-se do prédio da delegacia da cidade em 1969. Usando muita ironia e sarcasmo, Fo ambienta a história na busca policial por um suposto "doente mental", que assume diversas identidades. Ele teria "provas" de que o suicídio de um anarquista foi, na verdade, um assassinato cometido por policiais.

A peça de teatro e consequente livro sobre a trama causou mais de 40 processos contra o escritor que, para evitar mais problemas, adaptou a obra para ambientá-las nos Estados Unidos, mais precisamente na Nova York da década de 1920, onde um fato semelhante ocorreu com Andrea Salsedo.

- "L'Anomalo Bicefalo" ("O anômalo bicéfalo", em tradução livre), de 1999, que escreveu ao lado da esposa Franca Rame, ironiza o ex-premier italiano Silvio Berlusconi e trata sobre questões políticas, econômicas e judiciais do "Cavaliere". Na peça, Fo interpreta um premier que, após perder a memória por causa de um acidente, começa a falar a verdade sobre tudo que fez durante sua vida.

A obra também foi alvo de processos e chegou a ser proibida de ser transmitida pela televisão temporariamente por causa da ação do político Marcello Dell'Ultri, citado em processos relacionados a Berlusconi.

- "Quasi per caso una donna: Cristina di Svezia" ("Uma mulher quase por acaso: Cristina da Suécia", em tradução livre), que foi o último livro escrito pelo italiano e será lançado em dezembro deste ano, conta a história da soberana que reinou entre os anos de 1632 e 1654.

Com seu olhar peculiar sobre a história, Fo retrata a mulher "fora do comum" e que foi educada por seu pai como se fosse um homem.

Com uma extensa pesquisa histórica, o italiano reescreveu - com um bom toque de imaginação - a época em que Cristina viveu e a "extraordinária" individualidade da rainha. Destacando a soberana como uma "heroína" de seu tempo, Fo conta as lutas de poder e as guerras - além dos amores femininos vividos por Cristina. (Com ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Índia Há 19 Horas

Estudante levanta veículo que tombou sobre a mãe e a salva; vídeo

fama Deolane Bezerra Há 20 Horas

Fã paga R$ 77 mil a mãe de santo para tirar Deolane da prisão

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Jojo diz que vai excluir música 'Arrasou, Viado', após foto com Michelle

fama DUDA-GUERRA Há 20 Horas

Namorada de Benício Huck vai ao hospital após Rock in Rio: 'Tenho um tumor faz tempo'

politica DEBATE-SP Há 4 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 1 Hora

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

fama Wanessa Camargo 15/09/24

'Tenho os meus problemas e cada um que resolva os seus', diz Wanessa Camargo

fama DUDA-GUERRA Há 22 Horas

Namorada de Benício Huck triplica seguidores após ida ao Rock in Rio

fama TV Globo Há 23 Horas

Boni avalia que Faustão saiu chateado da Globo

justica Prisão Há 15 mins

Ex-vereador é preso por estuprar sobrinha