Ministério da Defesa enviará dez toneladas de donativos ao Haiti

Serão enviados alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, material escolar, roupas e outros itens de primeira necessidade

© Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Brasil furacão 13/10/16 POR Notícias ao Minuto

O Ministério da Defesa enviará na próxima segunda-feira (17) cerca de dez toneladas de donativos ao Haiti, país recentemente atingido pelo furacão Matthew.  Serão enviados alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, material escolar, roupas e outros itens de primeira necessidade.

PUB

De acordo o ministério, os donativos foram angariados pela Rede de Solidariedade ao Haiti, coordenada pelo Ordinariado Militar do Brasil, entidade religiosa que organiza os serviços de todas as capelanias militares católicas do país.

A arrecadação, segundo o Exército, começou em abril e deveria ser entregue no fim do ano. Contudo, em virtude do furacão, decidiu-se antecipar o envio dos donativos. Um Boeing da Força Aérea Brasileira partirá do Rio de Janeiro levando apoio logístico para o 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti.

Serão 64 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que compõem a equipe de especialistas de manutenção do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força e Paz e da Companhia Brasileira de Engenharia de Paz. A aeronave fará um pouso em Brasília para embarcar as doações. Além desse apoio, o contingente brasileiro deslocou mais de 450 militares para a região do sul do Haiti, área mais devastada pelo Matthew para auxiliar as vítimas da catástrofe.

Barracas

Amanhã (14), um avião da FAB parte de Brasília para o Haiti levando 75 barracas com área útil de 25 metros quadrados cada, a serem usadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração. As barracas, que serão entregues por dois agentes da Defesa Civil Nacional, são de fácil manejo, têm piso e cobertura de PVC e estrutura tubular de alumínio.

As estruturas serão usadas por famílias haitianas que ficaram desabrigadas depois que o furacão Matthew, de categoria 4, assolou extensas áreas do país caribenho no último dia 4. Com ventos de 235 quilômetros por hora, o furacão devassou diversas regiões do Caribe e do Sudeste dos Estados Unidos. No Haiti, segundo números da Organização das Nações Unidas (ONU), 1,4 milhão de pessoas foram afetadas. Com informações da Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM: Capital paulista entra em estado de atenção para enchentes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 22 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 21 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 6 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Dylan Thomas Há 4 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Viih Tube Há 4 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

politica STF Há 23 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Bia Miranda Há 1 Hora

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

fama Miguel Azevedo Há 4 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

tech Meta agora mesmo

Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

politica EXPLOSÃO-DF Há 5 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes