© DR
O relatório global da felicidade deste ano, divulgado pela ONU, coloca a Dinamarca no topo da lista dos países mais felizes do mundo.
PUB
O Brasil aparece em 17º lugar, mas a felicidade dinamarquesa pode estar escondida numa única palavra: Hygge.
Segundo o Daily Mail, não há uma tradução certa para a palavra Hygge. É um conceito usado nos países escandinavos para descrever um sentimento de conforto e contentamento’.
Para adotar esta filosofia de vida, escreve o mesmo jornal, citando a autora do livro ‘How To Hygge’, Signe Johansen, é preciso seguir dez passos, alguns bastante improváveis:
1. Saia da academia: O Hygge começa pelo amor à natureza. O exercício é incentivado mas terá de ser feito ao ar livre;
2. ‘Limpe’ a cabeça: Por exemplo, passando um dia inteiro sozinho num ambiente descontraído;
3. Tire prazer do exercício: As atividades físicas devem ser encaradas como um momento divertimento, não de obrigação. Os esportes de equipe são altamente recomendados.
4. Compartilhe a mesa com a família: Jantar com toda a família reunida à mesa todos os dias é regra para os dinamarqueses;
5. Faça pausas para o café: As chamadas ‘fika’ são “a essência do Hygge” - pausas ao longo do dia para relaxar ao tomar uma bebida quente.
6. Siga uma dieta saudável: Evitar refeições com muito açúcar e colesterol e investir no peixe e vegetais frescos.
7. Mas permita-se uma besteira de vez em quando: Uma vez cumprindo uma dieta saudável, comer algo que lhe dê prazer de vez em quando terá um sabor ainda melhor.
8. Tudo com moderação: A regra anterior tem um adendo – tudo o que come deve ter conta, peso e medida. Na Escandinávia muitos cumprem ainda a tradição ‘lordagsgodis, que consiste em deixar as crianças comerem apenas um doce de um saco cheio deles.
9. Cante em coro: Cantar com a família e amigos é uma prática comum para o bem-estar, mesmo durante as refeições.
10. Desfrute das pequenas coisas: Aproveite o bem provocado por coisas simples como roupa confortável, velas, flores, uma lareira, bebidas quentes, livros e tudo o que lhe ajude a relaxar.
Leia também: Jacuzzi, sauna e banho turco: quais as diferenças e benefícios?