É preciso remover barreiras e resistir ao protecionismo, diz Temer

Durante a última semana, os ministros dos cinco países do grupo fracassaram em chegar a um acordo para a criação de um mecanismo sobre resolução de medidas não tarifárias

© Beto Barata / PR

Economia brics 16/10/16 POR Folhapress

O presidente Michel Temer aproveitou seu discurso na cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) em Goa, na Índia, para dizer aos demais líderes do grupo que é preciso "avançar na remoção" de barreiras não tarifárias e "resistir à tentação protecionista".

PUB

Durante a última semana, os ministros dos cinco países do grupo fracassaram em chegar a um acordo para a criação de um mecanismo sobre resolução de medidas não tarifárias, como as barreiras fitossanitárias e técnicas. A discussão ficará para a cúpula do próximo ano, já sob a presidência da China.

"Podemos avançar na remoção de barreiras não tarifárias, como a simplificação de procedimentos aduaneiros e o reconhecimento mútuo de padrões e certificados", disse Temer neste domingo (16), acrescentando que barreiras sanitárias e fitossanitárias "são sempre fonte de incerteza no comércio".

"Há um retorno da tentação protecionista. Há que se resisti-la. Há muito que podemos fazer para garantir mais comércio, mais crescimento e mais prosperidade", afirmou.

O presidente saudou, contudo, a criação de um comitê de cooperação entre as autoridades aduaneiras dos cinco países, para facilitação do comércio.

O texto prevê que o comitê facilite a aproximação entre as legislações aduaneiras dos países do grupo.

Também foram assinados acordos na área de pesquisa agrícola e de parceria entre as academias diplomáticas dos membros dos Brics.

AGÊNCIA DE RATING

Outra proposta que não teve apoio suficiente para passar nesta cúpula foi a da criação de uma agência dos Brics de classificação de risco.

A ideia, apresentada pelos indianos, é de criar uma agência, a exemplo de outras como Standard & Poor's e Moody's, que avaliaria os países em desenvolvimento de maneira "mais justa", segundo seus defensores.

"O primeiro-ministro indiano reforçou isso na sua fala, mas não foram dadas as condições para que esse tema fosse examinado", disse o chanceler José Serra.

Serra disse, no dia anterior, ser favorável à proposta, mas o Ministério da Fazenda quer mais discussões sobre o funcionamento e a credibilidade da agência.

Sobre o banco dos Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que completou agora seu primeiro ano, Temer disse ser essa a "face mais visível" dos Brics e que sua consolidação deve ser prioridade para o grupo.

"Seu êxito será o êxito do Brics. Nosso desempenho como grupo -e nossa capacidade de inovar no sistema internacional- serão avaliados com base no bom funcionamento dessa instituição."

Segundo a Reuters, o presidente do BND, o indiano KV Kamath, disse que o banco aumentará a concessão de empréstimos para o valor de US$ 2,5 bilhões em 2017.

Em abril, o banco aprovou seus primeiros projetos, todos na área de energia renovável. O Brasil vai receber US$ 300 milhões, via BNDES, para projetos em energia eólica. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Serra diz que juros vão cair nos próximos meses

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 14 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 10 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 10 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 16 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 15 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 12 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?