Brics vão reforçar papel do novo banco de desenvolvimento

"Vamos reforçar o desenvolvimento do banco dos Brics, com uma agência na África do Sul que está voltada para o financiamento de atividades de energia limpa", avaliou ministro José Serra

© Beto Barata / PR

Economia Índia 16/10/16 POR Estadao Conteudo

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que foi "bastante positivo" o resultado da VIII Cúpula dos países membros dos Brics. "Vamos reforçar o desenvolvimento do banco dos Brics, com uma agência na África do Sul que está voltada para o financiamento de atividades de energia limpa", citou. "Foi também firmado um acordo de cooperação e pesquisa de agricultura e agropecuária com bastante profundidade para os próximos anos."

PUB

De acordo com Serra, foi firmado memorando de entendimento de ações conjuntas na área de saúde. "A Índia trouxe a ideia de práticas tradicionais de medicina e nos (coube) a parte de medicamentos. A ideia é poder desenvolver mais a produção de medicamentos de alto custo que são essenciais", disse.

O ministro destacou que a Índia é o principal parceiro do Brasil dentro dos Brics em relação ao setor de medicamentos. Ele apontou que o país produz cerca de 70% das matérias primas farmacêuticas mundiais. Segundo ele, a intenção é avaliar produtos patenteados, que têm um preço muito alto, e poder produzi-los a preços mais baixos.

Serra afirmou que a Anvisa está assinando com a instituição homologa da Índia um acordo de integração que poderá permitir no futuro realizar testes conjuntos, dado que são caros.

Peso político

Segundo o ministro, a participação do Brasil nos Brics é uma questão política, de afirmação de uma entidade que tem um peso muito grande na economia internacional e uma participação expressiva da população global. "Os Brics nos reforça e damos força a ele. É uma ação recíproca positiva."

Apesar de o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ter sugerido que seria favorável a criação de uma agência de rating do grupo de 5 países, Serra afirmou que não foram dadas as condições para que isso fosse examinado na VIII Cúpula encerrada neste domingo, 16. "Isso vai ser discutido. Apenas não se firmou nesta ocasião." O ministro é favorável à ideia, mas ressaltou que é uma posição pessoal, que não representa a visão geral do governo.

O ministro das Relações Exteriores destacou que o Brasil precisa fechar acordos encaminhados com os membros do bloco. Um deles envolve cerca de mil produtos com a África do Sul, mas ainda não foi concluído, e um outro com a Índia está em andamento. "Temos que fazer acontecer", disse, sem dar detalhes sobre a possível parceria.

Banco de dados

O ministro destacou que há uma grande preocupação dos outros membros dos Brics de buscar medidas de união no combate ao terrorismo internacional, especialmente por parte da Rússia e da Índia. "(Vladimir) Putin propôs criarmos um serviço de troca de informações, um banco de informações", disse. "Eu defendo desde quando tomei posse que (o ataque) ao terrorismo e crime organizado devem fazer parte da política externa."

Serra afirmou ainda que, em encontros bilaterais, foram tratados problemas relativos ao ingresso de carne suína na África do Sul e de frango na Índia.

No caso do país asiático, o ministro ressaltou que há um potencial de crescimento do comércio exterior imenso, pois tem um PIB grande e uma demanda muito significativa por alimentos, produtos industriais e derivados de petróleo. "Há uma possibilidade de expansão enorme, sobretudo se fizermos caminhar o acordo preferencial com o Mercosul." Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 11 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Rio de Janeiro Há 12 Horas

Mulher descobre traição do marido e expõe os dois na igreja; vídeo

fama Goiás Há 7 Horas

Ex-mulher de Ney Latorraca, 'se aposenta' e vai morar em GO: 'sou rica'

mundo Japão Há 12 Horas

Assassina conhecida como 'Viúva Negra' morre no corredor da morte

fama Celebridades Há 13 Horas

Relembre grandes nomes que nos deixaram em 2024

mundo Rússia Há 9 Horas

Putin pede desculpa por queda de avião que matou 38 pessoas

fama DNA Há 8 Horas

Quem é a mulher que afirma ter filha de 10 anos com Neymar

lifestyle Câncer Há 14 Horas

Quatro sinais do câncer colorretal que não devem ser ignorados

fama OLIVIA-HUSSEY Há 10 Horas

Morre Olivia Hussey, protagonista de 'Romeu e Julieta' e 'Noite do Terror'

esporte Violência Há 10 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal