© PixaBay
O mel natural é um alimento produzido por abelhas usado há milhares de anos pela humanidade. Geralmente encontrado em estado líquido viscoso, ele pode é açucarado e pode apresentar cristalizações. Diferentemente do mel industrial, o mel natural não foi aquecido nem pasteurizado.
PUB
De acordo com a nutricionista Jacqueline Fernandes, o mel é constituído por frutose e glucose e pode ser usado para superar problemas do fígado, cardiovasculares e gastrointestinais. O alimento possui mais de 180 substâncias, incluindo aminoácidos, vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais e enzimas, entre eles cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, zinco, fósforo e porássio e antioxidantes como flavonoides e fenólicos. Os benefícios do mel para a saúde são amplamente reconhecidos, mas o site Ecocolmena listou outros 12 benefícios deste alimento para a saúde e beleza da pele.
1. O mel regula o açúcar no sangue
O equilíbrio entre frutose e glicose faz com que o mel ajude a controlar o açúcar no sangue. De acordo com o site, o mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, eliminando a glicose da circulação, e assim reduzindo o nível de açúcar no sangue.
2. Reduz o estresse metabólico
O estresse físico ou psicológico afeta o corpo, ocasionando o estresse metabólico. O consumo de mel no café da manhã permite que o corpo produza glicogênio no fígado, que irão evitar a liberação dos hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol.
3. Recupera o sono
Consumir mel permite que o corpo secrete melatonina, hormônio fundamental para ter um sono reparador. A melatonina melhora também a imunidade e permite a recosntrução dos tecidos durante a noite.
4. Melhora o trânsito intestinal
Pelo alto teor de fruto-oligossacarídeos, o mel é considerado um probiótico natural e permite que o cólon funcione melhor, além de beneficiar as bactérias benéficas do intestino, que fermentam os alimentos.
5. Melhora a função cerebral
O mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, que vão melhorar o funcionamento cerebral. Como um plus, ajuda a prevenir a osteoporose e os problemas ósseos.
6. Previne a acne
O mel é bastante usado no tratamento contra as bactérias da pele, que causam acne.
7. Minimiza alergias
Como o mel é feito a partir do pólen das flores, ele pode atuar como uma espécie de vacina, ajudando o corpo a aceitar melhor o pólen das flores.
8. Melhora feridas, queimaduras e úlceras
A propriedade antibactericida do mel previne que feridas e queimaduras infeccionem.
9. Melhora a pele seca
Por suas propriedades curativas e hidratantes, o mel pode ser aplicado diretamente na pele, para melhorar seu aspecto.
10. Hidrata os lábios
Tal como o corpo, os lábios podem ser aproveitar das propriedades curativas e hidratantes do mel.
11. Regula o ciclo menstrual
O mel estimula a produção do ácido graxo ômega 6, que regula os processos hormonais no corpo.
12. Estimula a imunidade
As propriedades antibacterianas, antisépticas, e antifúngicas do mel tornam-no num excelente estimulante do sistema imunológico, quando ingerido e aplicado sobre a pele.
Leia também: O que fazer no fim de semana para perder peso durante a semana