Temer mentiu sobre encontro bilateral com Putin

Segundo o canal Russia Today, a escolha de não se aproximar de Temer se deu em virtude da "mudança brusca" no governo brasileiro

© Divulgação / Beto Barata / PR

Política BRICS 19/10/16 POR Estadao Conteudo

O presidente Michel Temer foi o único chefe de Estado e de governo a não ser recebido em encontro bilateral pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a cúpula dos Brics, realizada no fim de semana em Goa, na Índia. Na terça-feira, 18, durante declarações feitas à imprensa brasileira, em viagem ao Japão, Temer minimizou o tema.

PUB

Em diplomacia, a reunião bilateral é uma deferência política ou um gesto de proximidade e, não raro, de simpatia entre dois dirigentes políticos. O russo se reuniu em Goa com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com Jacob Zuma, da África do Sul, mas não teve encontro bilateral com Temer durante os dois dias em que estiveram na Índia para a cúpula.

Segundo o canal de informação Russia Today, a escolha de não se aproximar de Temer se deu em virtude da "mudança brusca", como se referem ao impeachment ex-presidente Dilma Rousseff.

Em Tóquio, ao chegar da Índia, Temer não se referiu ao fato de não ter tido encontro com Putin, mas insinuou, ao contrário, uma certa aproximação com o líder russo. Ao ser questionado sobre como os líderes estrangeiros haviam reagido em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, Temer afirmou: "Não só o ministro indiano se interessou, como durante um almoço o ministro Putin… o presidente Putin se interessou vivamente, tanto que eu dei explicações mais variadas sobre o nosso projeto", disse ele.

Sem ser questionado, Temer prosseguiu falando de Rússia: "Há uma identidade muito grande de questões econômicas entre a Rússia e o Brasil". O presidente disse que vai enviar a PEC para Putin. "Eu fiquei de mandar a documentação da proposta da PEC dos gastos públicos para ele e até para os demais integrantes dos Brics", afirmou.

O presidente disse também estar sendo acolhido nas reuniões que vêm realizando no exterior. "Não vou nem dizer simpatia, mas acolhimento e compreensão das palavras que digo", afirmou Temer. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Leia também: Temer se reúne com imperador do Japão em Tóquio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Escândalo Há 21 Horas

Diddy teria obrigado funcionário a limpar "sangue e urina" das orgias

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

economia Aposentados Há 16 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Urgência Há 20 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

fama Despedida Há 14 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 14 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

fama Saúde Há 22 Horas

Preta Gil continua na UTI, mas apresenta melhora e já se alimenta por via oral

economia Trabalhadores Há 22 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

fama Ariana Grande Há 20 Horas

Sete anos depois da tragédia em Manchester, Ariana Grande faz doação

economia Trabalho escravo Há 21 Horas

Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro