Nova técnica promete evitar queda de cabelo em pacientes com câncer

A queda de cabelo, reflexo comum do tratamento quimioterápico, provoca significativos impactos na autoestima dos pacientes, sobretudo, entre as mulheres

© iStock

Lifestyle QUIMIOTERAPIA 20/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Um método trazido ao Brasil pelo oncologista do Hospital São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Antonio Buzaid, em 2006 tem favorecido os pacientes, prevenindo a queda capilar induzida pelo tratamento quimioterápico, melhorando a autoestima e a reação ao tratamento contra o câncer. Trata-se do uso de uma touca hipotérmica que resfria o couro cabeludo do paciente antes e durante a aplicação do medicamento quimioterápico. O resfriamento diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e restringe a passagem da medicação no local, reduzindo, assim, a possibilidade de queda capilar.

PUB

"Trinta minutos antes de receber a quimioterapia o paciente já coloca a touca, a fim de induzir a vasoconstrição uma vez que a touca encontra-se na temperatura entre - 28°C e - 22°C. A touca é trocada a cada 30 minutos até o final da aplicação da medicação", destaca o Dr. Buzaid.

Os pacientes são monitorados individualmente durante todo o processo. O enfermeiro acompanha cada um dos pacientes atendidos, realiza a troca da touca a cada 30 minutos, fornece orientações de como deve ser a higienização e os cuidados com os cabelos durante o tratamento oncológico.

Resultados da touca hipotérmica

Após meses de pesquisa conduzida pela equipe de Enfermagem do Hospital São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, sobre o uso da touca hipotérmica durante o tratamento quimioterápico, constatou-se que dos pacientes submetidos a sessões de quimioterapia, 66% deles apresentaram alopecia de grau 1, quando a queda de cabelos é mínima e, muitas vezes, imperceptível.

De acordo com a enfermeira chefe, Ana Claudia Oliveira, cuidados simples também podem ajudar a reduzir a queda capilar durante o tratamento. "Orientamos o paciente a não lavar os cabelos por sete dias após o uso da touca hipotérmica, usar shampoo adequado, não usar secadores, pranchas ou chapinhas, tinturas e alisamentos. Além disso, o paciente em quimioterapia deve secar os cabelos com movimentos leves ao longo dos fios evitando fricção, pentear os cabelos com pentes largos e evitar prendê-los" explica a especialista.

Leia também: Diagnóstico do câncer de mama: tire 5 dúvidas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 5 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 5 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 5 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais 22/11/24

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

politica Investigação Há 5 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Documentário Há 23 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Goiás Há 6 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama MARIA-FLOR agora mesmo

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

economia Banco do Brasil Há 7 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

mundo Guerra na Ucrânia Há 5 Horas

Rússia diz que ataque com míssil hipersônico foi aviso ao Ocidente