© iStock
Lidar com a depressão é um dos maiores desafios que um ser humano pode enfrentar. A constante indisposição, o medo, a tristeza e a apatia são os aspectos mais comuns do dia-a-dia que quem sofre desse mal, mas, justiça seja feita, lidar com pessoas deprimidas não é fácil.
PUB
Segundo o site Bustle, a depressão pode abalar até mesmo a relação mais harmônica, mas isso pode ser facilmente resolvido quando o parceiro ou a parceira da pessoa deprimida está disposta a ajudar e a compreender a situação e mostrar que existe um caminho mais feliz adiante.
Então, como é que uma pessoa pode lidar com a depressão do outro? De várias formas, desde que especialistas sejam consultados antes, para dar a melhor orientação. O site listou algumas atitudes que servem para todos os casos:
1 – Ter consciência que a depressão da outra pessoa não é culpa sua… nem dela;
2 – Procurar apoio para conseguir dar apoio;
3 – Procurar apoio especializado, de forma a conseguir desabafar, aprender e melhorar;
4 – Fazer um plano conjunto, para que os dias seja melhores;
5 – Ser capaz de confortar mesmo quando não tem vontade;
6 – Não levar a depressão como se fosse seu problema, nem as possíveis consequências dela; é a outra pessoa que tem que resolvê-la, no fim das contas;
7 – Tomar conta de você, desde a alimentação, os exercícios e até o relaxamento;
8 – Traçar limites, afinal, a depressão é um problema mas você não tem que levar todo o peso nas costas nem aguentar tudo;
9 – Manter os amigos por perto;
10 – Manter um diálogo aberto consigo mesmo e com todos que lhe rodeiam;
11 – Saber que a depressão é uma condição que demora a passar.
Leia também: Nova técnica promete evitar queda de cabelo em pacientes com câncer