Preferências alimentares que os atletas precisam fazer; conheça!

É preciso respeitar a complexidade do organismo humano e, principalmente, a individualidade biológica

© iStock

Lifestyle CARDÁPIO 20/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Vários estudos e pesquisas têm confirmado o que todos sabemos: a prática regular de exercícios físicos só traz benefícios para o organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalece os ossos e articulações, colabora para a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, reduz a pressão arterial em repouso, melhora o diabetes e diminui o colesterol total, além de aumentar o HDL-colesterol bom. Com isso, previne e controla uma série de doenças, reduzindo a mortalidade associada a elas.

PUB

Mas, para que esse processo seja completo, é necessário que a alimentação também seja saudável e equilibrada, além de seguir uma dieta bem calculada de acordo com cada indivíduo. Quem faz essa recomendação é a nutricionista da Real Food Alimentação Palmira Morais.

Segundo ela, ao elaborar um programa nutricional, é preciso respeitar a complexidade do organismo humano e, principalmente, a individualidade biológica, já que cada pessoa possui necessidades, hábitos, costumes, características metabólicas e psicológicas diferentes.

Para obter bons resultados, valem algumas regras básicas como: evitar alimentos fritos e industrializados (salgadinhos, biscoitos recheados), evitar consumir bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas artificiais de suco de frutas, pois possuem muitas calorias, gordura, química e poucos nutrientes. É recomendado ainda reduzir o consumo total de gordura, em especial da saturada (existente principalmente em produtos de origem animal) e, ao cozinhar, reduzir também a quantidade de gordura e sal.

Em contrapartida, privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar como para temperar os pratos. Aumente o consumo de hortaliças, frutas e legumes e inicie sempre o almoço e o jantar com uma boa porção de hortaliças e legumes. Faça desses alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Consuma de preferência peixe e carnes magras que oferecem a mesma quantidade de proteína, porém menor quantidade de gordura e beba água em abundância ao longo do dia.

Leia também: 8 dicas para reduzir o consumo de calorias ao longo do dia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 6 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 22 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 5 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 6 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 22 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 20 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

esporte Prisão Há 6 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão