© Sputnik/ Alexander Vilf
O Ministério da Defesa russo criou um sistema de comunicação “fechado para transmissão de dados” que não está ligado à Internet global.
PUB
Segundo o jornal russo Izvestia, os militares também criaram um correio eletrônico para a rede destinado ao envio de documentos secretos de "grande importância" e outras funções.
"Os últimos retoques foram concluídos no final do verão deste ano, [em agosto], agora a rede está pronta. No momento atual, estamos planejando ampliá-la, instalando terminais adicionais nas bases militares e em outras instituições", segundo o jornal, citando fontes militares.
Um funcionário do Ministério da Defesa explicou que a infraestrutura da Internet militar está localizada tanto na Rostelecom (operadora de telefonia líder na Rússia), quanto nas instalações do Ministério. De acordo com a fonte, em cada base militar são instalados servidores para codificar a informação e, depois de codificada, dividi-la em "pacotes".
Segundo o Izvestia, a Internet militar possui sites que podem ser acessados somente em computadores aprovados pelo Serviço de Segurança. É impossível conectar qualquer dispositivo (Pen Drive, impressora etc) a um computador da rede. Cada tentativa será registrada pelo programa especial, explica a edição. (Sputnik)