Ucrânia culpa URSS pelo início da 2º Guerra Mundial

O parlamento ucraniano afirma que o Pacto Molotov-Ribbentrop, entre a União Soviética e a Alemanha, “levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial”

© Reuters

Mundo história 21/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A Suprema Rada, o parlamento ucraniano, adotou uma Declaração de Memória e Solidariedade dos parlamentos da Ucrânia, Polônia e Lituânia relacionada aos eventos da Segunda Guerra Mundial, informou hoje o canal 112.ua.

PUB

O documento afirma que o Pacto Molotov-Ribbentrop, firmado entre a União Soviética e a Alemanha, “levou à eclosão, em 1º de setembro, da Segunda Guerra Mundial” e, em seguida, à “ocupação da Polônia pela Alemanha e a União Soviética”, à “ocupação soviética” da Lituânia, Letônia e Estônia e à repressões em massa.

Outra interpretação histórica postulada pela declaração se refere a decisões que marcaram uma “nova etapa na escravização de toda a Europa Central e Oriental”, que teria durado “mais de cinquenta anos”, segundo afirma o texto do documento. O presidente da Suprema Rada, Andrei Parubiy, declarou que o pacote também deverá ser aprovado pelo parlamento polonês. Na Lituânia, a declaração será apreciada um pouco mais tarde, após eleições da nova convocação parlamentar do país, informou o 112.ua.

O pacto de não agressão, proposto por Berlim, foi assinado entre a União Soviética e a Alemanha em 23 de agosto de 1939. Sua assinatura se deu após o governo soviético ter comprovado a relutância de países ocidentais em cooperar com a URSS na organização de uma frente unida contra a Alemanha nazista. Protocolos secretos atrelados ao pacto previam a separação das esferas de influência entre URSS e Alemanha, o que acabou acontecendo quando os nazistas invadiram a Polônia em 1º de setembro, e as tropas soviéticas terem sido introduzidas na região da Ucrânia e Bielorrússia Orientais, que àquela altura eram territórios poloneses.

Após a invasão da União Soviética pela Alemanha, o pacto Molotov-Ribbentrop foi revogado. Em dezembro de 1989, o Congresso dos Povos da URSS aprovou uma resolução condenando oficialmente o pacto.

Com informações do Sputnik Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 16 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Beto Barbosa Há 11 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

brasil Goiás Há 17 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Harry e Meghan Markle Há 15 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Ron Ely Há 18 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Viralizou Há 16 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 16 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 15 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 17 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento