No retrospecto contra o Brasil, Messi leva a pior em sete duelos

O argentino leva desvantagem no confronto contra o Brasi, mas tem talento suficiente para causar estragos em uma fração de segundo

© Reuters / Kim Kyung Hoon

Esporte BRASIL x ARGENTINA 22/10/16 POR Estadao Conteudo

A preocupação do técnico Tite com Messi é natural. O craque do Barcelona tem talento suficiente para causar estragos em uma fração de segundo. Mas o treinador terá o retrospecto como aliado para o jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, em 10 de novembro, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O argentino leva desvantagem no confronto contra o Brasil.

PUB

Com o atacante em campo foram sete jogos, com quatro vitórias da seleção brasileira. Messi saiu vitorioso duas vezes. Brasil e Argentina ainda empataram uma vez. Coincidentemente, o único resultado de igualdade foi em 2008, por 0 a 0, no Mineirão, em confronto válido pelas Eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul. Mesmo local e competição do próximo encontro.

A primeira vez de Messi contra o Brasil terminou com show brasileiro. A seleção, então comandada pelo técnico Dunga, que assumiu o lugar de Carlos Alberto Parreira após o vexame na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, venceu por 3 a 0, em amistoso disputado no Emirates Stadium, em Londres. Titular, o argentino pouco fez.

O placar de 3 a 0 se repetiu no segundo encontro. Desta vez com um peso maior. Na final da Copa América de 2007, em Maracaibo, na Venezuela, o Brasil conquistou o título com gols de Júlio Baptista, Daniel Alves e Ayala (contra), em outra atuação apagada do argentino.

Naquela altura, Messi buscava se livrar do rótulo de freguês da seleção. Mas o quarto confronto - o terceiro foi o empate sem gols em 2008 -, mais uma vez terminou com vitória do Brasil. Em 2009, em Rosario, cidade natal do argentino, o Brasil venceu por 3 a 1, pelas Eliminatórias. Diego Maradona era o técnico da Argentina. Luis Fabiano marcou duas vezes e Luisão anotou o outro. Dátolo descontou.

A primeira vitória de Messi contra o Brasil aconteceu em amistoso de 2010. E o craque foi decisivo ao marcar o gol da vitória por 1 a 0, no Khalifa International Stadium, em Doha (Catar). O técnico da seleção brasileira era Mano Menezes e o vilão foi Douglas, que perdeu a bola no meio de campo para Banega no início da jogada.

A melhor atuação do craque veio no jogo seguinte, em 2012. Contra uma seleção formada quase que totalmente por jogadores sub-23 - o Brasil se preparava para os Jogos Olímpicos de Londres -, Messi marcou três gols na vitória por 4 a 3, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Herói em um jogo, vilão no outro. No último encontro, em 2014, Messi desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida por Jefferson, e viu a seleção brasileira vencer por 2 a 0, com dois gols de Diego Tardelli. A vitória garantiu ao Brasil, novamente sob o comando de Dunga, o título do Superclássico das Américas, que teve a sua terceira edição disputada na China. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos