Dois meses após terremoto, Itália começa a se reerguer

Muitos dos socorristas que atuaram no salvamento da tragédia disseram que tratou-se de uma devastação

© Reuters

Mundo re 24/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Na madrugada do dia 24 de agosto deste ano, um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter devastou as regiões centrais da Itália atingindo principalmente as cidades de Amatrice, Accumoli e o distrito de Pescara del Tronto, na pequena Arquata del Tronto, e causando a morte de 298 pessoas.

PUB

Há exatamente dois meses da tragédia, que para muitos dos socorristas que atuaram no salvamento tratou-se de uma devastação "pior do que a de Áquila [2009]", o dia começou com uma série de pequenos tremores no norte da região de Lazio, próximo a Amatrice, a cidade mais afetada pelo terremoto, e com um sismo de 2,9 graus registrado com epicentro em Gubbio, em Perugia. Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida e nenhuma estrutura sofreu danos nos municípios.

Além disso, esta segunda-feira (24) também começou com as autoridades e os habitantes das cidades atingidas mais esperançosos e focados na reconstrução das casas, prédios públicos e atrações turísticas, artísticas e históricas da região como uma forma de voltar à rotina.

Nesse sentido, o comissário extraordinário do governo italiano para a reconstrução, Vasco Errani, deu boas notícias. Em entrevista ao programa de rádio "Voci del Mattino", da emissora "Radio1 Rai", o italiano comentou sobre o estágio adiantado das obras.

"Nós indicamos a primavera [europeia] como prazo de término para a entrega das casas aos sobreviventes do terremoto, mas estamos trabalhando para que seja possível uma aceleração. Nós não excluímos a possibilidade de que a entrega possa ser antecipada em relação às previsões", disse Errani.

"Estamos falando de casas de qualidade, não de contêineres. O prazo para a sua disponibilidade está ligado, em primeiro lugar, à entrega das áreas para a sua construção e à definição dos números e dos núcleos familiares que viverão nelas. Não é um trabalho simples o que estamos fazendo junto às cidades e aos prefeitos, [estamos] procurando acelerar o máximo possível", explicou o comissário.

"Nós dizemos que, até o momento, não existem datas definidas, [por isso] o prazo final continuará aquele da primavera. Quero relembrar que são pouquíssimas as pessoas que ainda se encontram nas tendas. Acredito que conseguir fechar os campos de tendas em dois meses é um resultado muito importante", ressaltou Errani à rádio".

Sobre o patrimônio cultural perdido nas cidades devido ao terremoto, o italiano afirmou que "a escolha fundamental é reconstruir, recuperar e melhorar 'sismicamente' todo o patrimônio artístico, os bens culturais, as igrejas e os locais de culto".

"É uma escolha desafiadora por que desde o primeiro cálculo feito são mais de 1,5 mil as igrejas prejudicadas por este tremor. Será constituída uma superintendência especial que trabalhará com objetivos e prazos 'rápidos' para recuperar estes bens por que recuperá-los é uma escolha imprescindível para a identidade destes territórios", concluiu Errani.

Mais cedo neste mês, o governo italiano aprovou um decreto emergencial de reconstrução com a liberação de uma cifra de 200 milhões de euros e outas medidas que atingem um total de 300 milhões de euros", afirmou o subsecretário Claudio Di Vicenti. O representante também disse anteriormente que para a reconstrução será liberada "uma cifra notavelmente mais consistente", estimada em cerca de 3,5 bilhões de euros para construções privadas e para mais 1 bilhão para os prédios públicos.

No entanto, não é apenas o governo que está pensando na renda necessária para a reconstrução. Várias iniciativas e projetos estão arrecadando dinheiro para esse fim, como o a quarta "loteria do Papa", cujos bilhetes ajudarão os sobreviventes do terremoto. (ANSA)

Leia também: Refugiados começam a deixar 'selva' em Calais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 13 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 13 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 14 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 9 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 14 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 15 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 13 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 8 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 13 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 15 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento